Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
A iniciativa reforça o compromisso com ações contínuas para fortalecer o diálogo, dando voz a movimentos sociais, ao poder público e especialistas.
Com foco em ampliar a proteção social, o Governo do Estado se une a delegações de todo o país na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (ConDH) que está ocorrendo em Brasília e segue até esta sexta-feira 12.A ConDH se propõe a ser oportunidade de retomar e fortalecer o diálogo, dando voz a movimentos sociais, poder público e especialistas num grande encontro democrático para alinhar as prioridades nacionais e formular diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH).Delegação amapaense durante a 13ª Conferência Nacional dos Direitos HumanosFoto: Divulgação SedihA retomada da conferência nacional acontece em um momento em que o governador Clécio Luís cria a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih). O secretário da pasta, Richard Madureira, destacou a importância do momento.Secretário Richard Madureira acompanhado da Ministra dos Direitos Humanos, Macaé EvaristoFoto: Divulgação Sedih“Essa agenda reafirma o compromisso da gestão com a transversalidade das políticas de direitos humanos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas", disse.A conferência tem como tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.O presidente da Comissão de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da Sedih, André Lopes, disse que o sistema nacional de direitos humanos é prioritário para a proposta do Amapá.“Nós já estamos construindo o nosso sistema estadual local, com responsabilidade e a participação dos dezesseis municípios amapaenses”, acrescentou o presidente.Presidente da Comissão de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da Sedih, André Lopes (direita)Foto: Divulgação SedihOs debates da ConDH estão focados em seis eixos temáticos:Enfrentamento das Violações e Retrocessos;Democracia e Participação Popular;Igualdade e Justiça Social;Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos;Proteção dos Direitos Humanos no contexto internacional;Fortalecimento da Institucionalidade na Promoção e Proteção dos Direitos Humanos.
Com foco em ampliar a proteção social, o Governo do Estado se une a delegações de todo o país na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (ConDH) que está ocorrendo em Brasília e segue até esta sexta-feira 12.
A ConDH se propõe a ser oportunidade de retomar e fortalecer o diálogo, dando voz a movimentos sociais, poder público e especialistas num grande encontro democrático para alinhar as prioridades nacionais e formular diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH).
A retomada da conferência nacional acontece em um momento em que o governador Clécio Luís cria a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih). O secretário da pasta, Richard Madureira, destacou a importância do momento.
“Essa agenda reafirma o compromisso da gestão com a transversalidade das políticas de direitos humanos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas", disse.
A conferência tem como tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
O presidente da Comissão de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da Sedih, André Lopes, disse que o sistema nacional de direitos humanos é prioritário para a proposta do Amapá.
“Nós já estamos construindo o nosso sistema estadual local, com responsabilidade e a participação dos dezesseis municípios amapaenses”, acrescentou o presidente.
Os debates da ConDH estão focados em seis eixos temáticos:
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL