CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Governador em exercício destaca a eficiência da gestão pública com a participação de pesquisadores no 1º Fórum de Mestres e Doutores


Teles Júnior participou do encontro promovido pela Escola de Saberes Públicos, nesta terça-feira, 25, que integrou especialistas do Estado e de instituições de ensino acadêmico, incentivando a produção científica.


Nesta terça-feira, 25, o 1º Fórum de Mestres e Doutores da Escola de Saberes Públicos do Amapá (Esap) promoveu a integração de especialistas do Estado e de instituições acadêmicas, incentivando a produção científica. Para o governador em exercício, Teles Júnior, iniciativas como esta aproximam a ciência da gestão pública, tornando-a cada vez mais eficiente.

"O Governo tem se aperfeiçoado ao longo do tempo, a partir do que apresenta a ciência, e esse exercício tem que ser feito constantemente. Essa aproximação é o passo inicial para uma mudança de cultura na administração pública do Amapá, para podermos melhorar a aplicação dos recursos, a condução das políticas públicas e realizar análises críticas dos resultados. É um esforço conjunto da academia, da sociedade civil e das instituições de governo para levar as melhores entregas à população", comentou Teles Júnior, mestre em Economia Empresarial e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Governador Teles Júnior evidenciou participação da produção acadêmica na efetividade da gestão pública
Governador Teles Júnior evidenciou participação da produção acadêmica na efetividade da gestão pública
Foto: Maksuel Martins/GEA

A primeira edição do Fórum reuniu especialistas da Esap, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), do Instituto Federal do Amapá (Ifap), da Unifap e da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), com compartilhamento de experiências acadêmicas e incentivo à produção científica voltada ao aperfeiçoamento das políticas públicas.

"É muito importante o uso da pesquisa stricto sensu aqui no Amapá para o desenvolvimento de cadeias produtivas e para a conservação da Amazônia. Teremos, em breve, nosso campus fluvial, que vai potencializar ainda mais esses conhecimentos. Que possamos aproveitar cada vez mais essa troca de saberes", destacou a professora Juliana Eveline Farias, do Ifap.

1º Fórum de Mestres e Doutores integrou profissionais que atuam no estado do Amapá
1º Fórum de Mestres e Doutores integrou profissionais que atuam no estado do Amapá
Foto: Maksuel Martins/GEA

A programação contou ainda com a apresentação do Plano Estratégico da Esap e um painel sobre políticas públicas na Amazônia, abordando educação, saúde e meio ambiente como pilares da sustentabilidade, além da exposição de pesquisas desenvolvidas pelos participantes.

Nesta terça-feira, por ocasião do Fórum, a Esap lançou o edital de chamada pública de artigos para a revista científica Intersaberes, que destaca produções acerca do serviço público amapaense. As inscrições ocorrem até março de 2026 e o edital foi disponibilizado no site da Escola.

Escola de Saberes Públicos do Amapá promoveu o 1º Fórum de Mestres e Doutores
Escola de Saberes Públicos do Amapá promoveu o 1º Fórum de Mestres e Doutores
Foto: Maksuel Martins/GEA

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL