ENERGIA LIMPA

Governo do Amapá implanta a primeira usina solar pública do estado em Tartarugalzinho


A estrutura beneficiará diretamente os moradores dos municípios da região dos Lagos


O Governo do Amapá iniciou a implantação da primeira usina solar pública do estado, um marco histórico na transição energética e no uso de fontes renováveis. A estrutura está sendo construída no município de Tartarugalzinho e vai beneficiar diretamente os moradores da Região dos Lagos, que abrange os municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho.

O projeto é executado com um investimento de R$ 15,5 milhões, viabilizado por meio de convênio entre o Governo do Estado, a Secretaria das Cidades e o Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, com recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre.

Com a conclusão da obra, a energia gerada será utilizada para abastecer escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais, reduzindo os gastos públicos com energia elétrica e permitindo a destinação de mais recursos a áreas prioritárias, como educação, infraestrutura e saúde.

Com a conclusão da obra, a energia gerada será utilizada para abastecer escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais
Com a conclusão da obra, a energia gerada será utilizada para abastecer escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais
Foto: ASCOM - SDC

O início da implantação ocorre em um momento simbólico para o Brasil, que sedia a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A iniciativa do Governo do Amapá reforça o alinhamento do estado aos compromissos ambientais globais, apostando em uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Além de promover eficiência e responsabilidade ambiental, o projeto posiciona o Amapá como referência regional em soluções inovadoras voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A usina solar vai abastecer os municípios da região dos lagos
A usina solar vai abastecer os municípios da região dos lagos

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL