Amapá Digital | Quinta-Feira, 18 de dezembro de 2025.
Senador destacou que a decisão marca um “dia histórico” para o Amapá e para a transição energética no Brasil
O senador Randolfe Rodrigues (PT) comemorou o anúncio da Petrobras, que recebeu do Ibama a licença para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado na Margem Equatorial, próximo à costa do Amapá. A autorização encerra um impasse de mais de uma década e abre caminho para o início das atividades exploratórias na região. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 20.
Em publicação nas redes sociais, Randolfe classificou a decisão como um marco para o Estado e para o país. “Está se abrindo um novo horizonte para o futuro do nosso estado e para a transição energética em todo o Brasil. Com segurança, responsabilidade e compromisso ambiental, as riquezas do Amapá vão transformar a vida do nosso povo. Que dia histórico!”, escreveu o parlamentar.
No vídeo divulgado em suas redes, o senador afirmou que a autorização do Ibama representa o início de uma nova fase para o Amapá. “Fomos comunicados pela Petrobras que o Ibama autorizou, com toda a segurança ambiental possível e necessária, o início das pesquisas e da exploração das nossas riquezas na costa amapãense. É um dia histórico para o nosso presente e para o nosso futuro”, declarou.
A licença permite que a Petrobras avance nas pesquisas de perfuração para avaliar o potencial energético da Bacia da Foz do Amazonas, considerada uma das áreas mais promissoras da Margem Equatorial. O projeto é visto como estratégico para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento da transição energética brasileira.
VEJA O VÍDEO DE RANDOLFE RODRIGUES
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL