Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Evento reúne teatro ao ar livre, cavalhadas, danças tradicionais e extensa programação religiosa e cultural até 28 de julho.
A mais tradicional manifestação cultural e religiosa do Amapá chega aos 248 anos de tradição. A Festa de São Tiago, celebrada de 13 a 28 de julho, transforma Mazagão Velho em um palco vivo de fé, história e resistência. Misturando rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto, a celebração apoiada pelo Governo do Estado reconta a aparição de Tiago como um soldado anônimo na batalha entre cristãos e mouros.
Festividade de São Tiago é um patrimônio imaterial do Amapá
Foto: Arquivo/GEA
Ao longo de mais de duas semanas, a vila recebe milhares de visitantes para prestigiar encenações históricas, novenas, cortejos, atrações musicais e eventos voltados à preservação das tradições locais. Realizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago, a programação também recebe apoio da Prefeitura de Mazagão.
“A Festa de São Tiago é um grande exemplo de cultura popular do nosso estado. Ela traz a força das nossas tradições e envolve a comunidade para fortalecer o setor criativo e da economia. O Governo do Estado tem trabalhado para destacar nossos marcos culturais, e o governador Clécio Luís tem compromisso com a nossa história, e muita atenção e responsabilidade para não perdermos o apreço pela nossa cultura e identidade", destacou a secretária de Cultura do Estado, Clicia Vieira Di Miceli.
Mais do que um evento, a Festividade de São Tiago é um patrimônio imaterial do Amapá, que celebra a resistência cultural afro-luso-indígena, mantém viva a memória coletiva e une religiosidade com arte popular.
Nesta segunda-feira, 14, a Imagem de São Tiago será recebida no Palácio do Setentrião
Foto: Maksuel Matins/GEA
Confira a programação 2025:
Por Leidiane Lamarão
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL