Amapá Digital | Domingo, 17 de agosto de 2025.
Ana Cleide, de Mazagão, participa pela primeira vez da maior feira de artesanato da América Latina com apoio do Governo do Amapá, que enviou 5 toneladas de itens da cultura do estado.
Até 20 de julho, o artesanato amapaense será vitrine nacional e mundial na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O estande do Amapá conta com presença de oito artesãos, selecionados pelo Governo do Estado para expor e comercializar na maior feira do segmento da América Latina.
Na quarta-feira, 9, durante a abertura do evento, o espaço do Amapá recebeu um grande número de visitantes, que se impressionaram com as peças em fibras, madeira, sementes, cipó e cerâmica. A movimentação gerou uma expectativa positiva para os artesãos, como Ana Cleide, de Mazagão, que participa pela primeira vez da feira nacional e ficou encantada com a grandiosidade do lugar.
“É motivo de orgulho mostrar o meu trabalho para o Brasil e para o Mundo num espaço como este. Estar aqui é a realização de um sonho que consegui graças ao apoio do Governo do Estado”, atribui a artesã Ana Cleide.
Estande do Amapá na 25ª Fenearte, em Olinda, recebe um grande número de visitantes
Foto: Ascom Sete
O estande do Amapá conta com cinco toneladas de peças que ilustram a cultura, religiosidade e o cotidiano do estado. Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), o Governo do Estado transportou as peças artesanais de Macapá até Olinda, doou camisas para os artesãos, fez a seleção dos artesãos e deu apoio na organização do espaço na Fenearte 2025, cedido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
"O Governo do Estado acompanha de perto a participação de nossos artesãos na Fenearte, com todo apoio necessário para que possam desenvolver suas vendas da melhor maneira possível", acrescentou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.
Artesão Antônio Neto vê a feira como uma grande vitrine de oportunidades de negócios
O artesão Antônio Augusto Simões Neto vê a feira como uma oportunidade de mostrar suas obras em madeira e faturar com as vendas. “A gente quer vender, lógico, mas também têm a oportunidade de exibir um pouco do talento, criatividade e variedade de peças que são produzidas por nós artesãos do Amapá”, aposta.
25ª Fenearte
Neste ano, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) conta com participação de mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores de diversas partes do Brasil e do mundo, com o tema "A Feira das Feiras", em homenagem às tradicionais feiras livres de Pernambuco.
Por João Clésio
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL