Esporte e lazer

"Traz desenvolvimento para o nosso estado", diz presidente do Trem Desportivo sobre Centro de Futebol da CBF no Amapá


Socorro Marinho esteve presente na inauguração do local, que busca fomentar a prática esportiva, atendendo prioritariamente, crianças de baixa renda da capital do estado.


Com estrutura de padrão internacional e voltado à formação de novos talentos, o Centro de Desenvolvimento do Futebol do Amapá (CDFAP) foi inaugurado na sexta-feira, 5, no bairro Marabaixo 3, na Zona Oeste de Macapá. O espaço vai atender crianças, adolescentes, atletas e profissionais do esporte, e já nasce como um dos mais completos centros de futebol da Região Norte.

Para Socorro Marinho, presidente do Trem Desportivo Clube, o novo centro representa um divisor de águas para o futebol amapaense.

“É muito importante o centro inaugurado aqui pela Federação Amapaense de Futebol. É um grande fortalecimento para o esporte no estado, pois traz a oportunidade de os clubes terem mais um equipamento de grande porte, como o Amapá merece”, destacou a dirigente.

O Centro de Desenvolvimento do Futebol do Amapá vai atender mais de 200 crianças e jovens de baixa renda

O Centro de Desenvolvimento do Futebol do Amapá vai atender mais de 200 crianças e jovens de baixa renda

Foto: Israel Cardoso/GEA

O evento contou com a participação de ex-jogadores amapaenses e de grandes figuras marcantes no futebol brasileiro, como o pentacampeão Edimilson Moraes, e Cláudio Leal, tetracampeão, ambos pela Seleção Brasileira. Para Edimilson, o novo espaço é uma ferramenta super importante para o desenvolvimento social.

Pentacampeão pela Seleção Brasileira, Edimilson Moraes (à esquerda)

Pentacampeão pela Seleção Brasileira, Edimilson Moraes (à esquerda)

Foto: Divulgação/Rosivaldo Nascimento

“A gente precisa semear e regar os sonhos dessa meninada que querem ser jogadores de futebol profissional e jogar na Seleção Brasileira. Mas antes disso, tem fundamentos e valores que precisam ser aplicados — e esse é um espaço que as escolinhas e projetos sociais de Macapá vão poder usufruir", disse Moraes.

A inauguração contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, do governador Clécio Luís, do senador Randolfe Rodrigues, dirigentes de clubes, além de secretários de estado e outras autoridades. Durante o evento, houve o Festival de Futebol com 100 crianças entre 10 e 12 anos, reforçando o compromisso com a base e a inclusão social por meio do esporte.

CDFAP foi inaugurado no bairro Marabaixo 3, na Zona Oeste de Macapá

CDFAP foi inaugurado no bairro Marabaixo 3, na Zona Oeste de Macapá

Foto: Israel Cardoso/GEA

A secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, enfatizou o impacto do novo espaço na transformação social por meio do esporte.

“O futebol é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento. Ter um centro como esse, tão completo e acessível, é um sonho realizado para quem acredita no esporte como política pública. Aqui vamos formar atletas, mas também cidadãos", disse Cibely.

CDFAP

O Centro de Desenvolvimento de Futebol Amapaense foi construído com recursos do Fundo do Legado da Copa do Mundo de 2014, voltado aos estados que não sediaram jogos do torneio, como o Amapá. A estrutura foi concebida pela FIFA e executada pela CBF, com investimento superior a R$ 20 milhões em todo o projeto nacional.

Com campo oficial certificado pela FIFA, vestiários completos, sala médica, arquibancada para mil pessoas, estrutura administrativa e espaços de convivência, o centro será também a nova sede da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e um polo inclusão e acesso ao esporte de qualidade para jovens da capital e de todo o estado.

Por Sharlot Sandim

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL