Legislativo

Alap realiza sessão solene em homenagem aos 108 anos da Igreja Assembleia de Deus no Amapá



Em comemoração aos 108 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amapá e aos 114 anos de sua presença no Brasil — celebrados no dia 24 de junho —, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, na tarde desta quinta-feira (26), no plenário Deputado Dalto Martins, sessão solene em homenagem à data, com entrega de Moção de Aplauso.

A solenidade atendeu a uma solicitação do deputado Delegado Inácio (PDT). “É uma forma de reconhecimento, não só pela passagem dos 108 anos, mas pela história que a Assembleia de Deus tem dentro do Estado do Amapá, na evangelização e auxílio espiritual, mas também no trabalho social de alcance inquestionável, que faz a diferença na vida de muitas pessoas. Então, é papel da Assembleia Legislativa fazer esse reconhecimento”, destacou o deputado Delegado Inácio.

Uma programação especial, iniciada no dia 21 deste mês e com término previsto para o dia 28, está sendo desenvolvida com vigílias, cultos e encontros de fé e formação religiosa para homens, mulheres, jovens e crianças. A programação na Assembleia Legislativa contou com a apresentação do grupo musical “Missão com Percussão”, que louvou com tambores, pandeiros e meia-lua, e da cantora mirim Mel Larissa.

IMG-20250626-WA0061
A sessão foi presidida pelo deputado Delegado Inácio, que compôs a mesa de honra ao lado do pastor Iaci Pelaes dos Reis (pastor-presidente da Assembleia de Deus no Estado do Amapá), do pastor Miguel Roberto (vice-presidente da Assembleia de Deus no Estado do Amapá), da pastora Juracy de Almeida Alencar e do deputado licenciado e secretário estadual da Pesca, Paulo Nogueira.

Foram agraciados com Moção de Aplauso: a pastora Elizama Costa de Alencar, viúva do pastor Otoniel Alves de Alencar, que esteve à frente da igreja por 32 anos e foi o sexto pastor a presidir a Assembleia de Deus no Amapá; a pastora Juracy de Almeida Alencar, viúva do pastor Oton Miranda de Alencar, o sétimo pastor que administrou a igreja por 28 anos; a pastora Rosiléia dos Santos de Oliveira Pelaes, vereadora de Macapá e coordenadora-geral da missão com mulheres, que conta com mais de cinco mil participantes no Estado do Amapá. Ela foi representada pelo esposo, pastor Iaci Pelaes e a irmã Maria Isabel Macedo — nascida na cidade de Afuá, no Estado do Pará, com 108 anos de idade, é a membro mais antiga da Assembleia de Deus no Amapá e recebeu a Moção de Aplauso em nome de todos os membros da igreja.

“Eu gosto de orar, orar muito e ouvir a palavra do Senhor, que é isso que me faz crescer. Porque eu não conheço a leitura, não sei ler, não sei nada. Mas, estando na casa do Senhor, para mim está tudo bem. Até hoje, Deus está me colocando de pé ainda, para caminhar para a casa Dele”, comentou em voz baixa e firme.

IMG-20250626-WA0056
O pastor Iaci Pelaes (atual presidente da Assembleia de Deus no Amapá e oitavo a presidir a instituição no Estado) também foi agraciado com a Moção de Aplauso e agradeceu: “É uma honra para nós, da Assembleia de Deus, esta homenagem, principalmente neste momento festivo em que estamos comemorando 108 anos de caminhada nesta terra Tucuju, apresentando a palavra de Deus e também levando projetos extremamente importantes para a população do Amapá”, disse, destacando ações sociais como o projeto Impacto Humanitário, que já alcançou milhares de pessoas nos municípios de Itaubal, Pracuúba e no Distrito do Bailique. O próximo município a receber o projeto será Ferreira Gomes.

“Temos projetos voltados para a família, como o Encontro de Casais com Cristo (ECC), o projeto Legendários, e também o Pegada Ambiental, que estamos abraçando. Cuidamos de todas as faixas etárias, desde a primeira infância — inclusive aqueles que ainda estão no ventre — até pessoas como a irmã Isabel, que aqui está presente”, concluiu o pastor, agradecendo à presidente da Casa, deputada Alliny Serrão, que tem apoiado os evangélicos na Assembleia Legislativa.

A Assembleia de Deus é, atualmente, a maior igreja evangélica do Brasil, com cerca de 20 milhões de membros. Ao longo de sua trajetória, tem contribuído significativamente para a formação de crianças, jovens e cidadãos por meio de manifestações culturais como dança, teatro, literatura, música, evangelização e outras atividades sociais. Foi a primeira igreja evangélica a se estabelecer no Amapá e, hoje, conta com mais de 200 templos na capital Macapá e presença em todos os demais municípios do Estado.

Em 1916, o evangelista Clímaco Bueno Aza desembarcou no porto localizado nas proximidades da Fortaleza, trazendo Bíblias e outros livros cristãos, com o objetivo de desenvolver seu trabalho de colportagem — atividade de distribuição de mercadorias, geralmente livros religiosos, de porta em porta. No dia 27 de junho de 1917, o evangelista Manoel José de Matos Caravella deu continuidade ao trabalho iniciado por Clímaco Bueno Aza, fundando oficialmente as Assembleias de Deus no Amapá.

Naquela época, Macapá era apenas uma pequena vila com cerca de mil habitantes, distribuídos no entorno do Forte. Ao longo de mais de um século, a igreja tem promovido o evangelismo, a paz, o amor e a fraternidade em todos os municípios, desempenhando um importante papel espiritual, social e cultural.

Por Everlando Mathias

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL