Amapá Digital | Quarta-Feira, 20 de agosto de 2025.
Evento em Macapá reuniu gestores, atletas, clubes, federações e medalhistas olímpicos para discutir políticas de inclusão, alto rendimento e desenvolvimento esportivo.
O Amapá se tornou o centro do esporte brasileiro ao sediar o Fórum Estadual de Formação Esportiva nesta terça-feira, 19. O evento, em Macapá, reuniu gestores, clubes, federações, professores e a comunidade para discutir caminhos na preparação de novos atletas. O encontro ganhou ainda mais destaque com a presença de medalhistas olímpicos, que dividiram suas experiências e desafios em painéis e palestras.
O governador Clécio Luís destacou que o fórum, promovido pelo Governo do Amapá em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), faz parte de uma política de reorganização e atualização do sistema esportivo do estado, que também inclui ações como a reconstrução de espaços desportivos e o financiamento a práticas esportivas, sejam de alto rendimento ou ao bem-estar e inclusão social.
Governador Clécio Luís abre o Fórum Estadual de Formação Esportiva
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito
“Estamos vivendo uma virada de página na política desportiva do estado, a partir dos clubes. Com o apoio do CBC, vamos conseguir acessar recursos para financiar atletas, iniciativas esportivas e fortalecer nossas instituições. Há muito investimento no esporte a partir de agora, dando prosseguimento ao nosso planejamento estratégico. Queremos utilizar o esporte em toda a sua amplitude: para formar grandes atletas amapaenses e, ao mesmo tempo, promover inclusão social”, destacou o governador Clécio Luís.
Participantes do Fórum, incluindo gestores, professores e atletas, durante debates sobre políticas esportivas e formação de novos talentos
Foto: Makuel Martins/GEA
Lars Grael, velejador bicampeão olímpico, durante palestra
Foto: Maksuel Martins/GEA
Desde setembro de 2023, o evento já passou por estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Roraima, promovendo trocas de experiências e capacitação de gestores esportivos. O presidente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Paulo Maciel, destacou que a iniciativa representa um marco para o futuro do esporte no Amapá.
“É a primeira vez que viemos ao estado e fomos muito bem recebidos pelas autoridades e pelo governador. Isso mostra que o Amapá está voltado para o esporte e, quando há esse compromisso, o futuro se torna muito mais promissor. Macapá é uma capital maravilhosa e temos certeza de que vamos deixar aqui um legado importante, com grandes atletas olímpicos surgindo em pouco tempo”, enfatizou Maciel.
Paulo Maciel, presidente do CBC, conversa com o governador Clécio Luís, reforçando parcerias estratégicas para o desenvolvimento do esporte no Amapá
A programação contou com a presença de três ícones do esporte brasileiro. Lars Grael, velejador que conquistou duas medalhas de bronze olímpicas e se tornou símbolo de superação após voltar ao esporte mesmo após um grave acidente. André Heller, campeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei em Atenas 2004. E Maria Paula Gonçalves da Silva “Magic Paula”, uma das maiores jogadoras da história do basquete brasileiro.
Magic Paula, ex-jogadora de basquete
Foto: Divulgação/Sedel
“É uma oportunidade de contar um pouco da nossa história, fazer analogias entre a trajetória como atleta, o dia a dia nas empresas e a vida cotidiana. É um enorme prazer estar em Macapá hoje. Vivemos em um país onde o modelo esportivo ainda está muito ligado a prêmios e incentivos financeiros, e queremos transmitir essa mensagem percorrendo o país para compartilhar um pouco do trabalho que o CBC tem feito”, falou Magic Paula.
Por Winicius Tavares
Momento de abertura do Fórum Estadual de Formação Esportiva, com autoridades e atletas reunidos em Macapá
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL