Amapá Digital | Quinta-Feira, 21 de agosto de 2025.
O auditório João Queiroga, da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), foi palco de um encontro dedicado a inspirar, conectar e empoderar mulheres em sua jornada de liderança e sucesso. O evento foi realizado pelo Instituto Lidera Amapá, em parceria com o mandato da deputada federal Professora Goreth.
Denominado “Meninas que Lideram”, o encontro reuniu, na manhã desta segunda-feira (12), cerca de 200 alunas, com idades entre 14 e 18 anos, estudantes do ensino fundamental e médio de diversas escolas de Macapá e Santana. Entre os destaques, a jovem ativista Kerenlin Viana, integrante do Instituto Lidera, emocionou o público ao reafirmar o papel transformador da juventude na política e na sociedade. O projeto tem como finalidade promover o protagonismo de meninas e jovens mulheres do Amapá por meio de um workshop interativo, incentivando a reflexão e a construção coletiva de um manifesto com propostas relacionadas aos seus direitos, desafios e perspectivas em diversas áreas, especialmente liderança, política, educação e sustentabilidade.
“Com 14 anos de idade, dava aula de reforço no condomínio como forma de ajudar na renda familiar e sustentar meus desejos. Filha de pais separados, comecei a estudar com a mentalidade de chegar onde eu quisesse. Hoje, sou deputada estadual em meu terceiro mandato, trabalhando pelo nosso Estado”, relatou a deputada Edna Auzier, ao compartilhar seu exemplo de vida. Ela também se colocou à disposição do instituto para dar prosseguimento às demandas voltadas às mulheres.
A deputada citou o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, a qual coordenou por quatro anos. Em 2024, mais de 900 mulheres foram atendidas pela Procuradoria, com demandas diversas, sobretudo relacionadas à violência doméstica. Edna Auzier finalizou sua fala convidando o grupo a participar, na próxima segunda-feira (19), da audiência pública que irá debater a gravidez precoce na adolescência no Estado. O evento terá início às 9 horas, no plenário Deputado Dalto Martins. Segundo a parlamentar, a adolescência, por si só, constitui uma fase de autoafirmação e de transformações físicas, psicológicas e sociais. “No que se refere à gravidez, ela acarreta para a adolescente, além das transformações físicas e emocionais inerentes ao processo, a responsabilidade por outra vida, o que requer maturidade biológica, psicológica e socioeconômica para prover suas próprias necessidades e as do filho”, argumentou.
A deputada federal Professora Goreth destacou o compromisso de seu mandato com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção do protagonismo feminino, bandeiras centrais de sua atuação política. “Ao apoiar e integrar iniciativas como esta, o mandato não apenas legitima o debate sobre igualdade de gênero, mas também contribui diretamente para a formação de uma nova geração de meninas conscientes, engajadas e preparadas para ocupar espaços de liderança. Essa conexão entre o mandato e o evento representa a continuidade de uma luta histórica por mais representatividade e justiça social, além de demonstrar sensibilidade institucional diante das desigualdades que ainda marcam a participação das mulheres na política e em outras esferas. É uma forma de garantir que as vozes das meninas e jovens mulheres sejam ouvidas, acolhidas e transformadas em ações concretas, influenciando diretamente a construção de políticas públicas mais inclusivas e equitativas”, defendeu a deputada.
A presidente da Escola de Saberes Públicos (ESAP), Júlia Conde, também se colocou à disposição para colaborar na construção de políticas públicas voltadas às meninas e mulheres que lideram. “Cada vez mais precisamos ocupar os espaços de poder. Caso contrário, não teremos voz. Precisamos construir políticas públicas”, destacou.
Ao final do evento, as participantes elaboraram coletivamente um manifesto político, com propostas voltadas à ampliação da representatividade feminina e à garantia de direitos. O documento será entregue à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal de Macapá.
Por Everlando Mathias
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL