Atendimento humanizado

Governo do Amapá garante transporte para pacientes de consultas eletivas pré-operatórias no Hospital Regional de Porto Grande


Medida facilita o acesso aos serviços de saúde e reforça atendimento humanizado da unidade, que atende cinco municípios do estado.


Inaugurado em agosto de 2024, o Hospital Regional Maria Lúcia Guimarães da Silva, em Porto Grande, gerido pela Fundação de Saúde do Amapá, já transformou a assistência à saúde pública na região. Em menos de sete meses, a unidade se consolidou como referência não só para os moradores do município, mas também para pacientes de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho. Além de oferecer atendimento ágil e de qualidade, a descentralização dos serviços ajuda a reduzir a demanda em hospitais da capital, como o Hospital de Emergência (HE) de Macapá.

Entre as iniciativas de maior impacto, destaca-se a disponibilização de uma van exclusiva para transporte de pacientes que precisam realizar consultas eletivas pré-operatórias. A medida, alinhada à política de atendimento humanizado, facilita o deslocamento de quem reside em municípios vizinhos.

Ao chegar ao hospital, pacientes são direcionados para os setores responsáveis pelos exames e avaliações médicas

Ao chegar ao hospital, pacientes são direcionados para os setores responsáveis pelos exames e avaliações médicas

Foto: Divulgação/Fundesa

Como funciona o transporte de pacientes

O transporte é organizado por meio de uma regulação interna entre o hospital e os municípios pactuados, sendo destinado exclusivamente para consultas eletivas pré-operatórias.

"O responsável pela regulação em cada município pactuado envia as demandas de consultas eletivas com perfil exclusivamente cirúrgico. O ambulatório filtra a demanda, libera as vagas disponíveis e agenda a data do transporte e da consulta", explicou Eliane dos Santos Souza, diretora-geral do hospital.

A van, com capacidade para 17 pacientes e seus acompanhantes, organiza a logística com base na triagem realizada pelo ambulatório. Após a triagem, os municípios são informados sobre a data e horário da consulta e do transporte. No dia marcado, o motorista, com a lista de pacientes e acompanhantes, realiza o transporte até o hospital.

Ao chegar ao hospital, os pacientes são direcionados diretamente para os setores responsáveis pelos exames e avaliações médicas. 

Morador de Pedra Branca do Amapari, Francisco José Cabral

Morador de Pedra Branca do Amapari, Francisco José Cabral

Foto: Divulgação/Fundesa

Depoimento de quem já usou o serviço

Morador de Pedra Branca do Amapari, Francisco José Cabral foi um dos beneficiados pelo transporte. Ele destaca a importância da iniciativa para quem precisa de atendimento especializado, além do acolhimento e organização.

"Vir para a consulta já foi uma grande ajuda. Fiz todos os exames no mesmo dia, com muito conforto e comodidade. Para quem mora em Pedra Branca, seria uma grande dificuldade o transporte até aqui. Mas o hospital disponibilizou o veículo, o motorista foi muito educado e o atendimento foi 100%! Fiz os exames, já saí com a cirurgia marcada. Só tenho a agradecer a Deus e a esses grandes profissionais. O hospital é de qualidade, tem um bom atendimento e pessoas excelentes", afirmou José.

Sobre o Hospital Regional Maria Lúcia Guimarães da Silva

O hospital atende casos de baixa e média complexidade, funcionando 24 horas. Com 34 leitos, a unidade oferece serviços de internação clínica, cirurgia de pequeno e médio porte, urgência, maternidade e exames de imagem, além de uma equipe multiprofissional altamente capacitada.

As especialidades médicas disponíveis incluem:

  • Ortopedia;
  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Cardiologia;
  • Anestesiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Dermatologia.

Hospital atende durante 24h casos de baixa e média complexidade

Hospital atende durante 24h casos de baixa e média complexidade

Foto: Divulgação/Fundesa

O hospital também é referência em tecnologia, sendo o primeiro da Região Norte a contar com o carro de anestesia A9, um dos mais modernos do mundo, que utiliza inteligência artificial para otimizar procedimentos cirúrgicos. No Brasil, apenas 39 unidades possuem esse equipamento.

Com investimentos constantes e foco na humanização do atendimento, a Fundação de Saúde e o Hospital Regional de Porto Grande seguem garantindo mais acessibilidade e qualidade nos serviços de saúde da região.

Unidade de saúde foi inaugurada em agosto de 2024

Unidade de saúde foi inaugurada em agosto de 2024

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