Amapá Digital | Sábado, 20 de dezembro de 2025.
O Governo do Estado intensifica campanha de conscientização e cuidados com a saúde mental com estrutura que inclui 9 Caps, e atendimentos de urgência e emergência.
Ao iniciar 2025 com a campanha “Janeiro Branco”, que alerta para os cuidados com a saúde mental da população, o Governo do Amapá reforça os atendimentos disponíveis na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do estado, que inclui 9 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em cinco municípios, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A falta de informação, o medo e fatores sociais podem contribuir para o aumento de problemas psicossociais. No entanto, com o suporte adequado, assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a situação de cada pessoa, é possível diagnosticar e tratar.
Urgência e emergência
Nos casos de pessoas em crise ou surto, o primeiro atendimento acontece no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que oferta 24 horas serviços de atendimento psicológico para casos de urgência e emergência, como crises de ansiedade, depressão, abuso ou qualquer tipo de violência e traumas psicológicos, além de tentativas de suicídio.
O paciente pode ficar internado na unidade por até 72 horas ou até ser estabilizado. Caso ele necessite continuar internado, é encaminhado para a Enfermaria Psiquiátrica do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), onde funciona o Ambulatório de Saúde Mental.
Campanha Janeiro Branco do Governo do Amapá leva escutas terapêuticas e informa sobre a rede de atendimento
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Rede psicossocial
A RAPS é uma referência no acolhimento dos povos indígenas, mulheres vítimas de violência, população LGBTQIAP+ e todas as pessoas em situação de vulnerabilidades e discriminações existentes que estão em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Saiba onde buscar ajuda no Amapá:
Macapá
Santana
Mazagão
Oiapoque
Porto Grande
Itaubal do Piririm
Laranjal do Jari
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL