Amapá Digital | Sábado, 20 de dezembro de 2025.
Meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo prioritário até o dia 31 de janeiro, data que a campanha será encerrada.
O Governo do Amapá reforça a importância da vacina contra o vírus da gripe, principal causador de complicações de doenças como pneumonias e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem levar à morte.
Conforme o calendário do Ministério da Saúde (MS), a meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo prioritário até o dia 31 de janeiro de 2025, data que a campanha será encerrada. O imunizante está disponível nas unidades de saúde dos 16 municípios desde o dia 2 de setembro.
No Amapá, a campanha é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O superintendente, Cássio Peterka, explica que a vacinação é realizada de forma diferenciada na Região Norte devido ao período chuvoso e o inverno amazônico.
“A vacina é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra a gripe, busca reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus”, concluiu Peterka.
Campanha contra o vírus da gripe será encerrada no dia 31 de janeiro de 2025 - Foto: Mônica Silva/SVS
O imunizante é voltado para toda a população acima dos 6 meses de idade. Aqueles que se vacinaram no ano passado, devem reforçar a imunização novamente, pois o vírus passa por modificações, criando a necessidade de seguir o esquema vacinal anualmente. Vale reforçar que os compostos das doses aplicadas ajudam a proteger contra as cepas atuais.
Confira quem pode se vacinar contra influenza:
Por Mônica Silva
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL