Amapá Digital | Sexta-Feira, 27 de junho de 2025.
Episódios selecionados de séries, programas e documentários fazem parte da Faixa A Cor da Cultura, sempre às terças-feiras, das 21h às 0h. A proposta é explorar temas como educação antirracista, valorização da cultura negra e indígena, história afro-brasileira e de povos originários, equidade racial e reparação histórica.
A faixa está diretamente relacionada ao projeto A Cor da Cultura, da Fundação Roberto Marinho, retomado no último dia 30 de junho. Essa nova etapa é resultado da aliança entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), e a Fundação Cultural Palmares, para promoção da educação antirracista, por meio de um conjunto de ações de educação para relações étnico-raciais (ERER), que integra mobilização, comunicação, audiovisual, formação de educadores e materiais educativos. O projeto tem abrangência nacional e reforça a importância do cumprimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Elas estabelecem que os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, têm que, obrigatoriamente, inserir em seus currículos e na formação dos professores, o ensino da história e cultura negra e indígena na educação básica.
Com uma curadoria do próprio canal, reunir programas sobre temas semelhantes no horário considerado nobre na TV brasileira, faz parte da estratégia de construir novas narrativas a partir de uma educação para as relações étnico-raciais. Nessa linha, para o mês de setembro, a partir do dia 5, 29 episódios de oito programas (Territórios, Reconhecer e Reparar, A(u)tores, Coleção Antirracista, Preto Tá Na Moda, Curtas co.liga, Sob Traçantes e o documentário Mimbó) estão contemplados na Faixa A Cor da Cultura.
Para consultar a programação completa da Faixa A Cor da Cultura em setembro, acesse a matéria no portal da Fundação Roberto Marinho e baixe a grade de programas e episódios do mês.
A Faixa A Cor da Cultura reúne conteúdos diretamente relacionados à proposta da faixa, cujos episódios fazem parte dos programas abaixo:
Em 2004, a Fundação Roberto Marinho lançou o Projeto A Cor da Cultura e, em 11 anos, impactou milhões de pessoas com extensa produção audiovisual, com 56 programas de TV, exibidos no Canal Futura, na TV Globo e na antiga TVE, hoje TV Brasil, e em outras emissoras públicas. Na educação, criou e distribuiu gratuitamente cerca de 11 mil kits pedagógicos pelo país, além de distribuição digital (3 Cadernos para o Educador; jogo educativo Heróis de Todo Mundo; CD musical com ritmos afro-brasileiros; Mapas, Glossário Memória das Palavras). Isso fez o A Cor da Cultura atingir 18 Estados, 170 municípios, com a colaboração de 11 instituições formadoras, formação direta de 9 mil educadores e multiplicadores do projeto em seus territórios e 99% de aprovação entre os educadores que participaram das ações do projeto.
Toda essa trajetória, resulta em ações como a atual concepção da faixa de programação no primetime do Futura. Oferecer a Faixa A Cor da Cultura, em seu horário nobre, tem a proposta de conscientizar ao oferecer conteúdos focados na valorização do patrimônio histórico e cultural afro-brasileiro e indígena.
Para mais informações sobre o Projeto A Cor da Cultura, leia a matéria no portal da Fundação Roberto Marinho.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. Via Globoplay, é possível acompanhar o sinal ao vivo da programação, que conta com um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.
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