Amapá Digital | Quinta-Feira, 25 de dezembro de 2025.
A saúde bucal é muito importante para todas as pessoas, afinal, com a boca bem cuidada é possível ter uma vida muito melhor, já que está relacionado além da qualidade da mastigação, a estética, a autoestima e consequentemente o desenvolvimento de uma melhor relação social.
Entretanto, muitas pessoas só recorrem ao dentista e suas consultas quando adolescentes ou adultos, principalmente por falta de algum exemplo próximo. Porém, é essencial que o acompanhamento da saúde bucal seja feito desde pequeno.
O acompanhamento médico odontológico de bebês ainda é pouco conhecido, porém, com o tempo, essa necessidade tem se apresentado, e os médicos especializados no atendimento de mães e bebês procurados.
No presente artigo abordaremos o papel dos odontopediatras que podem ser disponibilizados por um convênio dental e quando é o melhor momento para a primeira consulta do bebê.
O que é a odontopediatra?
A medicina odontológica possui variadas modalidades e especialidades sendo uma delas a odontopediatria.
Ela tem como objetivo o cuidado da saúde bucal das crianças e dos bebês, pois, mesmo com a pouca idade, a saúde dos dentes e da boca é fundamental.
O odontopediatra é especialista no tratamento com crianças e os problemas bucais que mais acontecem nessa etapa de desenvolvimento. Além do cuidado com bebês e crianças, esse especialista também lida com as gestantes e realiza o pré-natal odontológico.
Isso porque algumas infecções bucais da mãe podem gerar situações ruins durante a gravidez, e com o acompanhamento desse médico, tais complicações podem ser diminuídas ou eliminadas.
Para o acesso a esse especialista é possível por meio da cobertura de dentista convenio ou então por meio de consultas particulares.
O odontopediatra faz o acompanhamento das crianças até geralmente os 12 anos. Abaixo falaremos sobre pontos importantes sobre a odontologia pediátrica.
1. Ajuda a estimular o cuidado com a saúde
O acompanhamento do odontopediatra é fundamental para prevenir doenças bucais infantis, detectando problemas com antecedências e cuidando para que o tratamento aconteça da forma mais rápida possível.
Alguns problemas que são vistos pelos profissionais são as cáries e tártaros.
2. Orientação correta
Com o acompanhamento precoce as mães e também as crianças recebem recomendações de como fazer uma boa higiene bucal, de modo que tudo seja feito sem machucar a gengiva, além de técnicas de passar fio dental entre outros. Sempre evitando as doenças bucais.
Por isso que o profissional odontopediatra é fundamental e deve estar dentro do seu plano odontologico.
Quando levar o bebê pela primeira vez ao dentista?
Assim que o bebê nasce muitas mães não sabem qual o período certo para a primeira consulta ao odontopediatra. É recomendado levar o bebê quando ocorre o aparecimento do primeiro dente de leite, que acontece por volta de 6 a 7 meses.
Nesta primeira consulta, o médico dará todas as orientações que dizem respeito à nutrição do bebê, além de apontar a forma mais correta de escovar os dentes, qual o melhor creme dental e que tipo de escova que deve ser utilizada.
Depois dessa primeira consulta, que muitas vezes é coberta pelo plano odonto empresa, os pais devem levar os bebês a cada seis meses, de modo que o dentista acompanhe o aparecimento da primeira dentição, e ajudando a prevenir as cáries.
Existem algumas situações que podem ocorrer em que os pais devem procurar o médico odontopediatra:
● Sangramento da gengiva;
● Algum dente quebrado;
● Quando o bebê chora quando lava os dentes ou ao comer;
● Algum dente esteja escuro.
Se for percebido que os dentes estão nascendo tortos ou afastados é preciso também a consulta ao odontopediatra para indicar o melhor tratamento.
Abaixo descreveremos como escovar os dentes dos bebês.
Escovando os dentes dos bebês
Como vimos, o cuidado com a saúde bucal dos bebês ocorre a partir do momento do nascimento.
Antes dos primeiros dentes de leite é preciso higienizar as bochechas, as gengivas e a língua do bebê, com uma gaze ou compressa úmida, duas vezes no dia, sendo uma necessariamente antes do bebê dormir.
Assim que nascem os dentes, precisam ser escovados após as refeições, também duas vezes ao dia, sendo a última antes de dormir.
Nesse período é possível usar uma escova de dentes e depois de um ano o uso de creme dental para bebês, todos recomendados pelo dentista.
Portanto, o cuidado dos dentes e da saúde bucal dos bebês devem ser feitos pelos pais em conjunto com acompanhamento dos odontopediatras.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL