Amapá Digital | Quarta-Feira, 24 de dezembro de 2025.
Ainda não há estudos que apontem infecção de Covid-19 através do leite materno. Mesmo assim, mães em período de amamentação devem ter mais atenção quanto às medidas de prevenção.
É preciso seguir com mais rigor a higienização corporal, especialmente das mãos. A orientação é feita pelo Banco de Leite Humano do Amapá (BLH), que tem recebido muitas mães preocupadas, em decorrência da pandemia.
A coordenadora do BLH, Darcineyde Diasa ressalta que a amamentação deve ser mantida mesmo no caso de suspeita da doença, pois os benefícios do ato superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus.
“Caso a mãe esteja com suspeita de Covid-19, a orientação é tomar banho antes de amamentar, e lavar bem as mãos com água e sabão, além do uso de máscara e evitar falar enquanto tem contato com o bebê”, orientou.
Darcineyde acrescenta que o banho no bebê precisa ser realizado, de preferência, após o contato. A mãe também pode optar por fazer a retirada do leite e pedir para outra pessoa alimentar o bebê com o uso de um copinho ou colher.
Ainda segundo a coordenadora, as mamas não precisam ser higienizadas com álcool que, inclusive, pode ser prejudicial. Pois é uma parte do corpo que não fica exposta, como as mãos e, por isso, a higienização durante o banho é suficiente.
“Importante ressaltar que a mãe precisa estar em condições clínicas adequadas para poder amamentar ou retirar seu leite”, continuou a coordenadora do BLH.
Lembrem-se:
O Banco de Leite Humano funciona por 24h em todos os dias da semana para o público interno e externo e disponibiliza uma linha telefônica - (96) 98115-9018 – para dúvidas e doações.
Por: Elmano Pantoja / Foto: Arquivo Sesa
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL