Macapá-AP, Domingo, 07 de junho de 2026.
  • O Amapá
    • Articulistas/Colunistas
    • Municípios
    • Mapa e Símbolos
    • Dados Geográficos
    • Pontos Turísticos
    • Loja/Ofertas
  • Edição On-line
  • Cidades
  • Cultura
  • Educação
  • Oportunidades
  • Política
  • Polícia
  • + Editorias
    • Esportes
    • Eventos/Celebridades
    • Finanças/Investimentos
    • Negócios/Carreiras
    • Pets/Jardinagem
    • Saúde/Bem-estar
    • Tecnologia
    • Variedades
  • Mídia
    • Edição On-line
    • Indicações
    • #Restague
    • Empregos
    • Vídeos
    • Publicações
    • Telefones Úteis
    • Loterias
Publicidade
Publicidade
Crédito: Gabriel Maciel/Sesa
"Cheia de gratidão", diz professora ao homenagear equipe do Centro de Radioterapia do Amapá após tratamento contra o câncer
Publicidade
Inicio / CENTRO DE RADIOTERAPIA / "Cheia de gratidão", diz professora ao homenagear equipe do Centro de Radioterapia do Amapá após tratamento contra o câncer

"Cheia de gratidão", diz professora ao homenagear equipe do Centro de Radioterapia do Amapá após tratamento contra o câncer

  • Karla Marques
  • 28/03/2026
  • CENTRO DE RADIOTERAPIA
A professora Maria Luzia celebra alta médica e destaca acolhimento recebido durante a jornada contra a doença.


Em um gesto de gratidão e reconhecimento, a paciente oncológica Maria Luzia da Silva Santos, de 60 anos, preparou um lanche especial na manhã desta sexta-feira, 27,  para homenagear os profissionais do Centro de Radioterapia do Amapá. A iniciativa ocorreu após a conclusão do tratamento, marcado pelo carinho, respeito e acolhimento recebidos durante todo o processo.

Professora aposentada, ela iniciou o tratamento no dia 26 de fevereiro e finalizou no último dia 18. Emocionada, Maria Luzia relembra o momento em que chegou à unidade e foi acolhida pela equipe.

“Quando eu cheguei aqui, eles disseram: ‘nós somos uma família’. E, de fato, foi isso que eu encontrei. Mesmo com minha família morando fora do estado, me senti acolhida. Fiquei pensando em uma forma de agradecer e decidi fazer esse lanche, uma homenagem simples, mas cheia de gratidão”, frisou.

Maria Luzia da Silva Santos, paciente oncológica
Maria Luzia da Silva Santos, paciente oncológica
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A paciente descobriu o câncer de mama há cerca de um ano e meio, durante um exame de rotina. Após a cirurgia, ainda havia a incerteza sobre a continuidade do tratamento, com a possibilidade de precisar sair do estado pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). No entanto, uma mudança de rumo permitiu que todo o acompanhamento fosse realizado no Amapá.

“Na hora da liberação para viajar houve um problema, e eu entendi que não era para eu sair daqui. Logo depois fui encaminhada para o Centro de Radioterapia. Fiz todas as sessões, recebi alta e estou bem. O diagnóstico precoce ajudou muito”, destacou. Durante todo o tratamento, Maria Luzia contou com o apoio constante do esposo.

A homenagem, segundo ela, representa apenas uma pequena parte da gratidão que sente.

“É um gesto simples, mas com muito amor. Sou muito grata por tudo que fizeram por mim e por cada paciente. Que Deus continue abençoando essa equipe que se dedica a cuidar do próximo”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nayanne Priscila Barbosa, assistente social
Nayanne Priscila Barbosa, assistente social
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Para os profissionais da unidade, o reconhecimento reforça o propósito do trabalho desenvolvido. A assistente social Nayanne Priscila Barbosa destacou a emoção de acompanhar a trajetória dos pacientes até a alta médica.

“É muito emocionante ver o paciente chegar desde o diagnóstico e, ao final, tocar o sino do recomeço, encerrando o ciclo da radioterapia. Ela é um exemplo de vitória. Receber esse carinho nos dá ainda mais motivação para continuar”, ressaltou.

Segundo Nayanne, o acolhimento e a humanização fazem parte do tratamento.

“A gente busca tornar o ambiente mais leve, com alegria e descontração, porque sabemos que o psicológico influencia diretamente no tratamento. É gratificante ver a evolução deles, não só clínica, mas também na autoestima e na forma de encarar a vida”, completou.

A ação simboliza não apenas o fim de um ciclo, mas também o fortalecimento do vínculo entre pacientes e profissionais, evidenciando a importância do cuidado humanizado na rede pública de saúde do Amapá.

Publicidade
Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos

Anterior Post

Procurando emprego? Portal de Vagas da Sólides reúne mais de 90 oportunidades em Macapá e região metropolitana

Próximo Post

Governador Clécio entrega piso modular de padrão olímpico e moderniza quadra da Escola Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari

Leis Gratuitas em Audio
Publicidade
Guest Post

Editorias

  • Artigos

    ( 1105 )

  • Cidades

    ( 7974 )

  • Cultura e Turismo

    ( 3003 )

  • Educação

    ( 2506 )

  • Oportunidades

    ( 1900 )

  • Política

    ( 5516 )

  • Polícia

    ( 4505 )

  • Ciência e Saúde

    ( 3722 )

  • Eventos e Celebridades

    ( 667 )

  • Finanças e Investimentos

    ( 1482 )

  • Negócios e Carreiras

    ( 1279 )

  • Esportes

    ( 1425 )

  • Pets/Jardinagem

    ( 307 )

  • Tecnologia

    ( 678 )

  • Variedades

    ( 815 )

  • Pontos Turísticos

    ( 20 )

  • Loterias

    ( 232 )

  • indicações

    ( 38 )

Sebrae Amapá
Sebrae Amapá
Estratégia Concursos
Parceiro Magalu
Hotmart
Guest Post
Collaborator
Hinode
Whitepress

O portal Amapá Digital (www.amapadigital.com.br) desde de 2002 busca informar sobre os acontecimentos do Amapá nas editorias de Cidades, Cultura, Esporte, Polícia, Política, Oportunidades, Varidades e Saúde.
Nosso papel é divulgar o Amapá para o Brasil e o mundo. E através das notícias também oferecer oportunidades aos amapaenses. Aqui você fica antenado(a)!

Inscreva-se

* indicates required

Copyright © All rights reserved | This template is made with by Colorlib | Amapá Digital

  • Sobre nós
  • Política de privacidade
  • Contato