CENTRAL DA MULHER NO CARNAVAL

Governo do Amapá monta esquema de segurança preventivo e educativo contra a violência de gênero no Carnaval


Secretaria de Políticas para Mulheres garante atendimento especializado durante os desfiles das escolas de samba no Sambódromo de Macapá.


O Governo do Amapá implementou uma operação especial de proteção à mulher para o Carnaval 2026. Com foco no combate à importunação sexual e ao assédio, o atendimento centralizado ocorre na Tenda Lilás, espaço devidamente equipado com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, assessores jurídicos e administrativos.

Yasmim Bentes, da coordenação da Tenda Lilás
Yasmim Bentes, da coordenação da Tenda Lilás
Foto: Jorge Junior/GEA

“Montamos esse esquema para que, caso alguma mulher nos procure relatando qualquer tipo de agressão ou importunação, nossa equipe esteja preparada para prestar o acolhimento inicial e, em seguida, encaminhá-la à Central da Mulher, instalada na carreta da Defensoria Pública e Procuradoria da Mulher”, ressaltou Yasmim Bentes, da coordenação da Tenda Lilás.

Segundo a coordenadora, no primeiro dia de desfiles no Sambódromo não houve registro de ocorrências graves. O público aproveitou o espaço para conhecer as ações e participar do “Avança Mulher”, um jogo dinâmico e interativo onde os foliões aprendem sobre direitos, identificação de tipos de violência e canais de ajuda.

Este ano, a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) implantou o programa nacional do Ministério das Mulheres: “Se liga ou Eu ligo: 180 do lado das mulheres, contra a violência no Carnaval”. O objetivo é reforçar o direito feminino de ocupar espaços públicos e privados durante a folia com segurança e dignidade.

Técnicos da SEPM orientam sobre o programa “Se liga ou Eu ligo
Técnicos da SEPM orientam sobre o programa “Se liga ou Eu ligo"
Foto: Jorge Junior/GEA

Articulação de Segurança

Servidores da Secretaria de Políticas para Mulheres prestam orientação aos público sobre casos de violência
Servidores da Secretaria de Políticas para Mulheres prestam orientação aos público sobre casos de violência
Foto: Jorge Junior/GEA

O plano de segurança pública do Estado conta com a atuação da Patrulha Maria da Penha, operada por unidades especializadas da Polícia Militar (PM). As equipes estão em alerta máximo, realizando ações preventivas de fiscalização e conscientização em todos os circuitos carnavalescos.

A operação utiliza tecnologia de ponta, com o monitoramento via drones equipados com câmeras especiais para identificar situações de importunação sexual e violência de gênero.
Canais de Ajuda:

  • 190: Polícia Militar (para situações de risco iminente);
  • 180: Central de Atendimento à Mulher (denúncias e orientações 24h);
  • Box Lilás: Ponto fixo de atendimento especializado no circuito.

A estrutura montada na área externa do Sambódromo conta com o apoio logístico da deputada estadual Telma Nery e da primeira-dama do Estado, Priscila Flores. O local oferece um ambiente acolhedor, incluindo brinquedoteca e espaço para amamentação. Durante o evento, as colaboradoras da Tenda Lilás também distribuem ventarolas informativas com orientações de prevenção e contatos de emergência.

Avança Mulher é um espécie de jogo pedagógico que ensina a mulher identificar atos de agressão
Avança Mulher é um espécie de jogo pedagógico que ensina a mulher identificar atos de agressão
Foto: Jorge Junior/GEA

Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico

O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.

Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.

Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.

Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL