CARNAVAL 2026

"Esse momento é muito esperado", diz empreendedor sobre o Carnaval do Meio do Mundo


Sidney Júnior trabalha com venda de hambúrguer artesanal e acredita que o evento é fundamental para ampliar o faturamento.


O Carnaval 2026, que acontece com o apoio do Governo do Estado, iniciou oficialmente nesta sexta-feira, 13. Este ano, a expectativa dos empreendedores, que aproveitam o período para garantir uma renda extra, está ainda mais elevada, já que o acesso às arquibancadas de concreto e de ferro é gratuito. A iniciativa histórica da gestão estadual permite que todos possam curtir a grande festa popular, que faz parte da vida de muitos amapaenses.

O microempreendedor Sidiney Júnior, que trabalha com a venda de hambúrguer artesanal há cinco anos, começou a se organizar com antecedência e espera que o resultado seja melhor do que em 2025. Ele comenta que o faturamento extra proporcionado pela festividade é fundamental para ajudar no sustento da família.

“Esse momento é muito esperado por nós que trabalhamos por conta própria. Conseguimos, com muito trabalho e organização, ter um lucro bom, e estou com expectativa alta de que, mais uma vez, teremos sucesso nas vendas. Percebo isso pelo começo do movimento que já vejo aqui”, declarou o empreendedor.

Empreendedor está com expectativa elevada em relação ao movimento do público
Empreendedor está com expectativa elevada em relação ao movimento do público
Foto: Adriano Monteiro/GEA

Ele relatou ainda que vai trabalhar, além dos dois dias de desfile das escolas de samba no Sambódromo, nos demais eventos que integram a programação do Carnaval 2026.

“Nossa meta é atuar em toda a programação carnavalesca. Tenho certeza de que todos os eventos serão sucesso de público, e isso é muito favorável para nós. Conseguimos vender mais e, consequentemente, ter um faturamento maior”, finalizou Sidiney.

A empreendedora Liliane Pacheco, de 28 anos, vende lanches em geral, incluindo batata frita, carne na chapa e sanduíches, há sete anos. Moradora do Bairro Pacoval, mãe de um menino de 7 anos e grávida de oito meses, ela comentou que o Carnaval é uma oportunidade para aumentar a renda da família, que vem exclusivamente do empreendimento.

“Esse movimento é ótimo para conseguirmos uma clientela maior e ampliar os nossos ganhos. Este ano, com o acesso gratuito às arquibancadas, concedido pelo Governo do Estado, o fluxo está muito maior que no ano passado. Estamos muito otimistas, eu, meu marido e meu irmão, que me ajudam”, finalizou.

Empreendedora Liliane Pacheco está otimista e acredita no sucesso das vendas
Empreendedora Liliane Pacheco está otimista e acredita no sucesso das vendas
Foto: Adriano Monteiro/GEA

Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico

O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.

Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.

Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.

Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.

O Carnaval gera oportunidades para profissionais de diferentes áreas
O Carnaval gera oportunidades para profissionais de diferentes áreas

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL