SAMU NO CARNAVAL

Samu garante atendimento na primeira noite de desfiles do Carnaval do Meio no Mundo


Equipes foram posicionadas estrategicamente na concentração e na dispersão do sambódromo, com ambulâncias de suporte avançado e intermediário para garantir atendimento rápido e seguro.


Na primeira noite de desfiles do Carnaval do Meio no Mundo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve presente com estrutura reforçada para assegurar atendimento rápido e eficiente ao público que compareceu ao Sambódromo.

A equipe atuou de forma estratégica em dois pontos do circuito, com ambulâncias posicionadas na área de concentração e na dispersão das escolas de samba, garantindo cobertura integral do evento e pronta resposta em casos de urgência e emergência.

De acordo com o coordenador do Samu, Donato Farias, a atuação em grandes eventos já faz parte do planejamento do serviço.

“Mais uma vez estamos presentes em grandes eventos que envolvem abundância de pessoas, levando atendimento de urgência e emergência, com duas ambulâncias, uma de suporte avançado, que fica na concentração, e outra de suporte intermediário, posicionada na dispersão, para atender qualquer tipo de intercorrência, contribuindo para um Carnaval satisfatório a todos”, destacou.

Donato Farias, coordenador do Samu
Donato Farias, coordenador do Samu
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A ambulância de suporte avançado conta com equipamentos e equipe capacitada para atendimentos de maior complexidade, enquanto a unidade de suporte intermediário reforça o atendimento de ocorrências clínicas e traumas de menor gravidade, assegurando assistência ágil e organizada durante toda a programação.

Unidade de suporte intermediário atua na dispersão das escolas de samba, assegurando assistência rápida ao público
Unidade de suporte intermediário atua na dispersão das escolas de samba, assegurando assistência rápida ao público
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A presença do Samu integra o plano de segurança e saúde montado para o Carnaval do Meio do Mundo, reforçando o compromisso do Governo do Estado em garantir que a festa ocorra com tranquilidade, cuidado e proteção à população.

 Carnaval 2026: Segurança, Inclusão e Fomento Econômico


O Carnaval no Sambódromo é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre. A atual gestão preparou para 2026 o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco.

Com um efetivo de 1.517 agentes, a operação garante monitoramento por Inteligência Artificial, uso de drones, helicóptero e uma Central de Comando Móvel. O planejamento abrange desde os desfiles no Sambódromo até o bloco A Banda, os circuitos de rua e as festividades dos 16 municípios, garantindo que o período seja marcado pela paz e pela preservação da vida, com reforço estratégico nas unidades de saúde e fiscalização rigorosa no trânsito.

Uma das grandes novidades deste ano é a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro no Sambódromo de Macapá para os desfiles das dez escolas de samba. O anúncio, feito pelo governador Clécio Luís e pelo senador Davi Alcolumbre, visa democratizar o acesso à cultura e permitir que famílias inteiras acompanhem o espetáculo. Para facilitar a experiência do folião, a gestão lançou ainda o aplicativo oficial Carnaval Amapá 2026.

Além do lazer, o evento foca no fortalecimento da economia criativa e do empreendedorismo local. Mais de 700 trabalhadores foram capacitados em parceria com o Sebrae, recebendo kits de padronização e higiene para atuar na comercialização de produtos. O apoio estatal estende-se também à saúde pública, com a distribuição de 600 mil preservativos e ações educativas da Vigilância em Saúde, consolidando o Carnaval como um motor de geração de renda e bem-estar social para a população amapaense.

Equipe do Samu posicionada na área de concentração garante atendimento de urgência
Equipe do Samu posicionada na área de concentração garante atendimento de urgência

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL