Amapá Digital | Sábado, 14 de fevereiro de 2026.
No primeiro dia de programação, arquibancadas lotaram para assistir às cinco escolas de samba na avenida Ivaldo Veras, em Macapá.
Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Amapá garante os investimentos e serviços para a realização do desfile das escolas de samba no Sambódromo de Macapá. De forma inédita, o acesso às arquibancadas foi gratuito para o público. Na sexta-feira, 13, o governador Clécio Luís prestigiou a primeira noite de apresentações, que integra a programação oficial do Carnaval 2026.Fomento às escolas de samba do Amapá movimentam a economia criativa e fortalecem laços das comunidadesFoto: Max Renê/GEA"O espetáculo é das escolas de samba e o povo veio ver. Este ano, o Carnaval tem um diferencial: as arquibancadas são completamente gratuitas pela primeira vez e estão lotadas. A festa ficou mais acessível para todos. A Ivaldo Veras está linda e voltamos a receber os turistas, mantendo a constância que conquistamos desde 2023. Está todo mundo feliz neste que é um dos melhores carnavais do Brasil", afirmou Clécio Luís.Em 2023, a gestão retomou os desfiles no Sambódromo após a pandemia da Covid-19 e, desde então, tem garantido investimentos e fomento para a manutenção da cronologia do evento.Carnaval no Sambódromo conta com forte esquema de segurança pública, com uso de novas tecnologiaFoto: Max Renê/GEACoordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre, o desfile no Sambódromo conta com o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco, com 1,5 mil agentes, uso de equipamentos modernos com uma Central de Comando Móvel e viaturas de prontidão.Praça de alimentação é incentivo ao empreendedorismo e movimenta a economiaFoto: Max Renê/GEAA saúde também recebeu reforço para atendimentos no local do evento e nas unidades de pronto atendimento pela cidade. Os investimentos integram uma política pública de eventos que consolida o Carnaval do Amapá como impulsionador do empreendedorismo local, do turismo nacional e internacional, além de fomentar a economia criativa."Vemos o crescimento da agenda cultural no Amapá, estimulando o calendário dos empreendedores que já se preparam para este período do ano. É uma política de Estado definitivamente consolidada. No ano passado, recebemos 15 mil guianenses no período do Carnaval, e não tenho dúvidas de que isso se tornará uma rotina no nosso estado", pontuou o vice-governador Teles Júnior, que também acompanhou o primeiro dia de folia.Foliões celebraram carnaval com o governador Clécio LuísFoto: Max Renê/GEACom a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro, o Governo democratiza o acesso à cultura e permite que famílias inteiras acompanhem o espetáculo.Foto: Max Renê/GEAPúblico compareceu para assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo de Macapá
Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Amapá garante os investimentos e serviços para a realização do desfile das escolas de samba no Sambódromo de Macapá. De forma inédita, o acesso às arquibancadas foi gratuito para o público. Na sexta-feira, 13, o governador Clécio Luís prestigiou a primeira noite de apresentações, que integra a programação oficial do Carnaval 2026.
"O espetáculo é das escolas de samba e o povo veio ver. Este ano, o Carnaval tem um diferencial: as arquibancadas são completamente gratuitas pela primeira vez e estão lotadas. A festa ficou mais acessível para todos. A Ivaldo Veras está linda e voltamos a receber os turistas, mantendo a constância que conquistamos desde 2023. Está todo mundo feliz neste que é um dos melhores carnavais do Brasil", afirmou Clécio Luís.
Em 2023, a gestão retomou os desfiles no Sambódromo após a pandemia da Covid-19 e, desde então, tem garantido investimentos e fomento para a manutenção da cronologia do evento.
Coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com o Governo do Amapá e o senador Davi Alcolumbre, o desfile no Sambódromo conta com o maior esquema de segurança pública da história do estado para o período carnavalesco, com 1,5 mil agentes, uso de equipamentos modernos com uma Central de Comando Móvel e viaturas de prontidão.
A saúde também recebeu reforço para atendimentos no local do evento e nas unidades de pronto atendimento pela cidade. Os investimentos integram uma política pública de eventos que consolida o Carnaval do Amapá como impulsionador do empreendedorismo local, do turismo nacional e internacional, além de fomentar a economia criativa.
"Vemos o crescimento da agenda cultural no Amapá, estimulando o calendário dos empreendedores que já se preparam para este período do ano. É uma política de Estado definitivamente consolidada. No ano passado, recebemos 15 mil guianenses no período do Carnaval, e não tenho dúvidas de que isso se tornará uma rotina no nosso estado", pontuou o vice-governador Teles Júnior, que também acompanhou o primeiro dia de folia.
Com a gratuidade das arquibancadas de concreto e de ferro, o Governo democratiza o acesso à cultura e permite que famílias inteiras acompanhem o espetáculo.
20260214151658 GC00034453 F00122675 (1)
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL