Amapá Digital | Quinta-Feira, 12 de fevereiro de 2026.
Parceria entre Sebrae e Governo do Amapá levou qualificação aos municípios de Oiapoque, Santana, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, para fortalecer pequenos negócios e ampliar geração de renda no Carnaval 2026.
Empreendedores populares de diversos municípios do Amapá participaram de capacitações promovidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado (GEA), com foco na preparação para o Carnaval 2026. A iniciativa integra uma estratégia estadual de qualificação e fortalecimento dos pequenos negócios durante o período festivo, considerado uma das maiores oportunidades de geração de renda no estado. O encerramento das capacitações, ocorreu no Sambódromo, na Avenida Evaldo Veras, em Macapá, junto com o governador Clécio Luis, instituições parceiras e imprensa, nesta quinta-feira (12), às 9h.
Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, o Carnaval é uma das maiores expressões culturais do povo, com uma grande oportunidade de geração de renda; as capacitações são realizadas em municípios de norte a sul do estado, dentro da proposta de atuação do Oiapoque a Laranjal do Jari, com o objetivo de aquecer a economia local e ampliar as oportunidades para trabalhadores informais e pequenos empreendedores.
“Estamos capacitando empreendedores que vão atuar no Carnaval de 2026 para que estejam preparados não só para vender mais, mas para oferecer um serviço de qualidade, organizado e seguro. Isso fortalece a economia no estado inteiro, valoriza o trabalho dos pequenos negócios e transforma a festa em desenvolvimento tanto na capital, quanto nos municípios”, disse a superintendente, Alcilene Cavalcante.
Encerramento
No encerramento os participantes receberam kits de manipulação de alimentos compostos por camisa, avental, touca e luvas. Os itens serão utilizados durante o atendimento ao público e ajudam na identificação dos empreendedores capacitados, além de reforçar a padronização, a segurança alimentar e a credibilidade dos negócios.
Capacitação
As capacitações incluíram cursos de atendimento ao folião e boas práticas de manipulação de alimentos, conteúdos considerados essenciais para quem atua com alimentação, bebidas durante as festividades; atendimentos na Carreta Empreendedora com formalização, orientação ao crédito, orientação de marketing, formação de preço; as ações aconteceram com o mesmo conteúdo nos municípios de Oiapoque, Santana, Vitória do Jari e Laranjal do Jari. A proposta é organizar e tornar mais competitiva a atuação dos empreendedores, elevando o padrão de qualidade dos serviços oferecidos.
Historicamente, o Carnaval impulsiona setores como alimentação, bebidas, serviços e economia criativa. O aumento do fluxo de pessoas e turistas amplia a demanda por produtos e serviços, cria oportunidades para que empreendedores aumentem o faturamento, fortaleçam a relação com os clientes e consolidem os negócios no mercado local.
A ação conta com parceria do Sebrae, do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), do senador Davi Alcolumbre e das prefeituras municipais.
As capacitações foram coordenadas pelo gerente de Mercado e Internacionalização do Sebrae Amapá e gestor do projeto de Economia Criativa, Rômulo Brasão, e pela gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT), Célia Cardoso.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL