Amapá Digital | Sábado, 07 de fevereiro de 2026.
Na Avenida Ivaldo Veras, escolas de samba animam o público com preparativos finais antes dos desfiles oficiais, que ocorrem nos dias 13 e 14 de fevereiro.
O som vibrante das baterias ecoou pela Avenida Ivaldo Veras e transformou o sambódromo no verdadeiro “templo do Carnaval amapaense” durante a segunda noite de ensaios técnicos das escolas de samba, realizada nesta sexta-feira, 6, na Zona Sul de Macapá. Aberto ao público, o evento celebra a paixão pelo samba e segue até domingo, 8, reunindo sambistas, torcedores e amantes da maior festa popular do estado.A escola Unidos do Buritizal foi a segunda a ocupar a pista para os ajustes finais antes do desfile oficial. Com quesitos como evolução e harmonia sendo colocados à prova, a agremiação demonstrou que o público pode esperar surpresas e uma grande apresentação nos dias oficiais da folia.Evento celebra a paixão pelo samba e segue até domingo, 8,Foto: Jorge Júnior/GEAA agremiação promete empolgar a arquibancada com o enredo “Transfronteira de Sonhos, Bem-vindo à Guiana Francesa!”, que propõe uma viagem cultural pela relação histórica, social e simbólica entre o Amapá e o território vizinho. A escola aposta em uma narrativa que valoriza a integração entre os povos, destacando costumes, tradições, diversidade e os laços que unem as duas regiões para além das fronteiras geográficas.Vivendo a expectativa de um momento marcante em sua trajetória, o integrante Christopher Serrão se prepara para estrear na comissão de frente, uma das funções mais simbólicas do desfile, responsável por apresentar o enredo e causar a primeira impressão nos jurados. Em meio aos últimos ajustes, a emoção toma conta do estreante:Christopher Serrão, dançarino da comissão de frenteFoto: Jorge Júnior/GEA“É uma emoção que não cabe no peito. Desfilar pela primeira vez na comissão de frente é a realização de um sonho e uma responsabilidade enorme, porque a gente abre o espetáculo da escola. Cada detalhe é feito com muito amor. Estar aqui na Ivaldo Veras, sentindo a energia do público e da bateria, é indescritível”, destacou o brincante.Os ensaios técnicos integram a preparação para os desfiles oficiais promovidos pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com incentivo do Governo do Estado e emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre. As apresentações oficiais acontecem neste sábado, 7, e domingo, 8, prometendo um espetáculo de cores e ritmos no "maior Carnaval da Amazônia".Marcinho Suplier, Presidente do Unidos do BuritizalFoto: Jorge Júnior/GEAO presidente da Unidos do Buritizal, Marcinho Suplier, ressaltou que os ensaios são fundamentais para o sucesso na avenida. Segundo ele, este é o momento de corrigir detalhes e alinhar o conjunto construído ao longo de meses. “Estamos muito confiantes. A escola vem com um enredo forte e carregado de identidade para emocionar o público”, completou.
O som vibrante das baterias ecoou pela Avenida Ivaldo Veras e transformou o sambódromo no verdadeiro “templo do Carnaval amapaense” durante a segunda noite de ensaios técnicos das escolas de samba, realizada nesta sexta-feira, 6, na Zona Sul de Macapá. Aberto ao público, o evento celebra a paixão pelo samba e segue até domingo, 8, reunindo sambistas, torcedores e amantes da maior festa popular do estado.
A escola Unidos do Buritizal foi a segunda a ocupar a pista para os ajustes finais antes do desfile oficial. Com quesitos como evolução e harmonia sendo colocados à prova, a agremiação demonstrou que o público pode esperar surpresas e uma grande apresentação nos dias oficiais da folia.
A agremiação promete empolgar a arquibancada com o enredo “Transfronteira de Sonhos, Bem-vindo à Guiana Francesa!”, que propõe uma viagem cultural pela relação histórica, social e simbólica entre o Amapá e o território vizinho. A escola aposta em uma narrativa que valoriza a integração entre os povos, destacando costumes, tradições, diversidade e os laços que unem as duas regiões para além das fronteiras geográficas.
Vivendo a expectativa de um momento marcante em sua trajetória, o integrante Christopher Serrão se prepara para estrear na comissão de frente, uma das funções mais simbólicas do desfile, responsável por apresentar o enredo e causar a primeira impressão nos jurados. Em meio aos últimos ajustes, a emoção toma conta do estreante:
“É uma emoção que não cabe no peito. Desfilar pela primeira vez na comissão de frente é a realização de um sonho e uma responsabilidade enorme, porque a gente abre o espetáculo da escola. Cada detalhe é feito com muito amor. Estar aqui na Ivaldo Veras, sentindo a energia do público e da bateria, é indescritível”, destacou o brincante.
Os ensaios técnicos integram a preparação para os desfiles oficiais promovidos pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com incentivo do Governo do Estado e emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre. As apresentações oficiais acontecem neste sábado, 7, e domingo, 8, prometendo um espetáculo de cores e ritmos no "maior Carnaval da Amazônia".
O presidente da Unidos do Buritizal, Marcinho Suplier, ressaltou que os ensaios são fundamentais para o sucesso na avenida. Segundo ele, este é o momento de corrigir detalhes e alinhar o conjunto construído ao longo de meses. “Estamos muito confiantes. A escola vem com um enredo forte e carregado de identidade para emocionar o público”, completou.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL