Amapá Digital | Quinta-Feira, 05 de fevereiro de 2026.
A comunidade da Ilha de Santana esteve em festa historicamente marcante nesta quarta-feira, 04, tudo em comemoração à criação do seu Povoado, ocorrida há exatos 268 anos.
Uma programação organizada pela Prefeitura de Santana, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Sancult), contou com a presença de diversas autoridades e moradores da histórica comunidade.
Ainda nas primeiras horas da manhã, o prefeito Sebastião Bala Rocha chegou à Ilha de Santana, acompanhado de comitiva e lideranças, onde logo participou da benção inaugural da nova imagem de Santa Ana, erguida em frente à Igreja-matriz e apresentada junto ao Rio Amazonas.
Na ocasião, Bala destacou a importância do local junto à história local.
“A ilha é nosso berço de formação, de crescimento. Tudo que hoje vemos sobre a cidade de Santana partiu desse lugar simples e com um povo querido”, reconhece.
Em seguida uma Missa Campal foi realizada ao lado da Paróquia, onde o Padre Lucas proferiu sobre passagens bíblicas e aproveitou para elogiar a atuação da administração municipal.
“Assim como vemos em várias citações da Bíblia, em que líderes estão sempre rodeados de um povo que o reconhece pelo trabalho, assim vem sendo o prefeito Bala, que realiza um trabalho muito bem visto pelo povo”, disse o religioso.
Encenação Teatral
Um dos momentos esperados foi a apresentação teatral a céu aberto, onde foi encenada a tão chegada do desbravador Francisco Xavier de Mendonça Furtado à Ilha de Santana, um episódio ocorrido na tarde do dia 04 de fevereiro de 1758.
Coordenado pelo ator Roberto Prata (interpretando o desbravador), a ‘comitiva portuguesa’ desembarcou em um catraia e juntamente com o prefeito Bala Rocha foram até a Paróquia de Santa Ana, onde deram às boas vindas ao novo vilarejo recém-criado.
Sob salva de palmas, o evento foi elogiado por até quem não reside na comunidade.
A professora macapaense Marlene Gonçalves, de 34 anos, estava aproveitando a folga do feriado quando decidiu ir à ilha, exatamente na ocasião dessa programação.
“Muito bem organizado e lindo. Quem ver isso pela primeira vez só tem elogiar mesmo”, disse a professora.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL