Amapá Digital | Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2026.
Após cirurgia de retirada da vesícula, Julia Lau destaca atendimento pelo SUS e o impacto do programa na redução da fila por cirurgias eletivas no Amapá.
Aos 15 dias de operada, a paciente Julia Lau comemora a recuperação após passar por uma cirurgia de retirada da vesícula por meio do Programa Zera Fila, do Governo do Amapá. O procedimento foi realizado no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e representa mais uma história de vida transformada pela ampliação do acesso às cirurgias eletivas na rede pública estadual.Segundo a paciente, a cirurgia foi necessária devido ao estado avançado da vesícula, que apresentava grande acúmulo de cálculos, causando desconforto e riscos à saúde. Apesar do quadro, o procedimento ocorreu de forma tranquila, e a recuperação segue de maneira positiva.“Fiz a retirada da vesícula, que estava cheia de entulho. Fiquei abismada com a quantidade de coisas que tinha nela. Mas, graças a Deus, ao SUS e ao Programa Zera Fila, fiz a cirurgia com tranquilidade e hoje estou me recuperando bem”, relatou.A paciente também destacou o acolhimento e o profissionalismo da equipe de cirurgia geral do HCAL, elogiando a estrutura e a organização da unidade hospitalar.“A equipe de cirurgia geral está de parabéns, assim como o doutor Carlos Galan, que super recomendo. O hospital estava organizado, tudo arrumado. Fui bem acolhida pela equipe e realizei minha cirurgia com tranquilidade. O atendimento foi muito bom”, afirmou.Grata pelo atendimento recebido, Julia fez questão de reconhecer o papel do Governo do Amapá na ampliação do acesso às cirurgias eletivas e ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua trajetória de cuidado.“Sou muito grata a Deus e ao Governo do Amapá por criar o Zera Fila. Sabemos que organizar a rede pública não é fácil, mas não é impossível. O SUS é vida. Já fiz duas cirurgias pelo SUS e ganhei minha vida novamente”, destacou.O Programa Zera Fila é a principal iniciativa do Governo do Amapá voltada à redução da fila de espera por cirurgias eletivas, muitas delas represadas há anos. Desde o início do programa, já foram realizadas mais de 10,3 mil cirurgias em todo o estado, contemplando procedimentos como colecistectomias, histerectomias, cirurgias de hérnia, além de procedimentos ortopédicos, urológicos e vasculares.Somente no mês de janeiro de 2026, o programa contabilizou 604 cirurgias realizadas, mantendo o ritmo de atendimento e fortalecendo a política pública de acesso à saúde especializada no Amapá.Histórias como a de Julia evidenciam o impacto direto do Zera Fila na vida dos pacientes, promovendo mais dignidade, redução do tempo de espera e melhoria da qualidade de vida para quem depende do SUS.
Aos 15 dias de operada, a paciente Julia Lau comemora a recuperação após passar por uma cirurgia de retirada da vesícula por meio do Programa Zera Fila, do Governo do Amapá. O procedimento foi realizado no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e representa mais uma história de vida transformada pela ampliação do acesso às cirurgias eletivas na rede pública estadual.
Segundo a paciente, a cirurgia foi necessária devido ao estado avançado da vesícula, que apresentava grande acúmulo de cálculos, causando desconforto e riscos à saúde. Apesar do quadro, o procedimento ocorreu de forma tranquila, e a recuperação segue de maneira positiva.
“Fiz a retirada da vesícula, que estava cheia de entulho. Fiquei abismada com a quantidade de coisas que tinha nela. Mas, graças a Deus, ao SUS e ao Programa Zera Fila, fiz a cirurgia com tranquilidade e hoje estou me recuperando bem”, relatou.
A paciente também destacou o acolhimento e o profissionalismo da equipe de cirurgia geral do HCAL, elogiando a estrutura e a organização da unidade hospitalar.
“A equipe de cirurgia geral está de parabéns, assim como o doutor Carlos Galan, que super recomendo. O hospital estava organizado, tudo arrumado. Fui bem acolhida pela equipe e realizei minha cirurgia com tranquilidade. O atendimento foi muito bom”, afirmou.
Grata pelo atendimento recebido, Julia fez questão de reconhecer o papel do Governo do Amapá na ampliação do acesso às cirurgias eletivas e ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua trajetória de cuidado.
“Sou muito grata a Deus e ao Governo do Amapá por criar o Zera Fila. Sabemos que organizar a rede pública não é fácil, mas não é impossível. O SUS é vida. Já fiz duas cirurgias pelo SUS e ganhei minha vida novamente”, destacou.
O Programa Zera Fila é a principal iniciativa do Governo do Amapá voltada à redução da fila de espera por cirurgias eletivas, muitas delas represadas há anos. Desde o início do programa, já foram realizadas mais de 10,3 mil cirurgias em todo o estado, contemplando procedimentos como colecistectomias, histerectomias, cirurgias de hérnia, além de procedimentos ortopédicos, urológicos e vasculares.
Somente no mês de janeiro de 2026, o programa contabilizou 604 cirurgias realizadas, mantendo o ritmo de atendimento e fortalecendo a política pública de acesso à saúde especializada no Amapá.
Histórias como a de Julia evidenciam o impacto direto do Zera Fila na vida dos pacientes, promovendo mais dignidade, redução do tempo de espera e melhoria da qualidade de vida para quem depende do SUS.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL