Amapá Digital | Sábado, 24 de janeiro de 2026.
Evento levou orientação e atendimento direto a empreendedores, além de serviços públicos gratuitos à população.
A terceira edição do programa Brasil na Rua, iniciativa do Governo Federal que possibilita serviços públicos gratuitos diretamente às comunidades, chegou em Macapá com a participação de ministérios e instituições parceiras. Com foco na geração de oportunidades, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) se destacou ao oferecer orientação e atendimento direto a empreendedores formais e informais, evidenciando o empreendedorismo como instrumento de transformação social e desenvolvimento econômico. A ação ocorreu nos dias 22 e 23 de janeiro, na Escola Estadual Maria Neuza Carmo de Souza, no bairro Jardim Felicidade I, na Zona Norte da capital, das 9h às 18h.
Durante a abertura oficial do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, destacou o apoio fundamental do Governo Federal ao estado, que tem feito a diferença nos investimentos em microcrédito e no fortalecimento dos pequenos negócios, por meio do Sebrae e do Banco da Amazônia (Basa). Segundo ele, os recursos destinados ao setor produtivo têm gerado resultados históricos.
“Estamos falando de recursos que nunca chegaram com tanta força aos micros e pequenos empreendedores do nosso estado. Pela primeira vez na história, o Amapá foi o estado brasileiro que mais gerou novos CNPJs proporcionais, com a abertura de novas empresas. Também fomos destaque na geração de empregos com carteira assinada”, afirmou o presidente.
Para o governador do Estado do Amapá, Clécio Luís, o Governo Federal tem ampliado sua presença no estado, e essa atuação é resultado de planejamento e articulação institucional, possibilitando que os serviços e políticas públicas alcancem diretamente à população. Ele reforça que essa articulação tem sido fundamental para destravar projetos e viabilizar novos investimentos no Amapá.
“O que está acontecendo não é à toa. É o Brasil enxergando o Amapá e os vários ‘Brasis’ que resistem”, disse o governador.
De acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, o programa Brasil na Rua aproxima o governo da população, levando serviços públicos diretamente aos bairros, com a integração de ministérios e órgãos federais em áreas como saúde, assistência social e moradia.
“Com a integração institucional, o alcance e a efetividade dos serviços prestados ao povo são maiores, assim o atendimento chega para quem mais precisa”, ressaltou o ministro.
Sebrae
Durante o evento, o Sebrae no Amapá disponibilizou uma série de atendimentos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo, incluindo orientação para abertura e formalização de Microempreendedores Individuais (MEI), regularização de pequenos negócios, emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), além de consultorias rápidas. O público também recebeu informações sobre acesso a crédito, bem como orientações sobre cursos e capacitações gratuitas oferecidas pela instituição.
Programa
Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o programa Governo do Brasil na Rua tem como objetivo simplificar o acesso aos serviços públicos e aproximar a gestão federal das comunidades, especialmente das periferias. A ação contou com a parceria de 11 ministérios, que reuniram, em um único espaço, serviços, orientações e atendimentos voltados às principais necessidades da população. Na ocasião, estiveram presentes o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; o ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL