EDUCAÇÃO

Governo do Amapá reafirma compromisso com formação de professores indígenas em parceria com a Unifap


Estado garante logística e mobilização para 70 profissionais que participam do curso de Licenciatura Intercultural Indígena.


O Governo do Amapá reafirmou, nesta quarta-feira, 14, o compromisso com a valorização da educação escolar indígena durante visita técnica ao Programa de Formação Continuada de Professores (Parfor) Equidade. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), atende 70 professores de diversas regiões do estado e do Norte do Pará com o curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

Por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Governo garante toda a logística e a mobilização dos estudantes durante os quatro anos de graduação. O suporte alcança territórios nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. Durante a visita, o secretário de Educação, Paulo Lemos, destacou que a ação integra um pacote de investimentos no setor.

“O governador Clécio Luís prioriza a valorização dos profissionais indígenas. Um reflexo disso é o lançamento do concurso público para a categoria após 20 anos de espera. Vamos continuar trabalhando com transparência e diálogo para fortalecer o ensino nas aldeias”, ressaltou o secretário.

Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação
Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação
Foto: Léo Nilo/Seed

São atendidos os povos Wajãpi, Tiriyó, Palikur, Karipuna, Kaxuyana, Galibi-Marworno, Galibi-Kali´nã e Apalai. A graduação foca nas especificidades históricas e culturais dos povos tradicionais, com um ensino adaptado às realidades de cada região. As aulas acontecem em módulos nos meses de janeiro, fevereiro e julho.

O professor Tukuaré Wayana Wajãpi, de 54 anos, morador da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, celebra a continuidade da formação. 

“Temos uma dificuldade de acessar cursos de graduação, então agradecemos a continuidade das aulas. Esperamos alcançar nossos objetivos e levar os conhecimentos para a comunidade”, finalizou Tukuaré.

Tukuaré Wayana Wajãpi é um dos estudantes
Tukuaré Wayana Wajãpi é um dos estudantes

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL