8 de janeiro

Fotógrafos celebram pela primeira vez o Dia Estadual do Fotógrafo no Amapá


O evento será as 8h na Biblioteca Estadual Elcy Lacerda, em Macapá.


Os  30 fotógrafos pioneiros  do Estado do Amapá serão homenageados  dia 08 a partir das  8 h, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda,  com a presença do Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cirlei Picanço, representando a Secretária Estadual de Cultura – Secult -  Clícia Di Micelli, do deputado estadual, Jesus Pontes, autor da  Lei nº 3295 de 19 de setembro de 2025, que institui no Estado do Amapá, o Dia Estadual do Fotógrafo, além do vereador Ruzivan Pontes,  autor da lei municipal Lei nº 2.420/2020,  que instituiu o Dia Municipal do Fotógrafo e da Fotografia em Macapá,  entre outras personalidades e convidados.

Entre os convidados que confirmaram presença estarão  Karla Regina Damasceno, responsável pela produção do catálogo fotográfico do acervo da Sala Afro-indígena da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, José Carlos de Oliveira,  Cacá de Oliveira, da Tv Cultura SP responsável pela primeira transmissão de imagem ao vivo pra todo Brasil direto da Fazendinha no Programa Bem Brasil da TV Cultura de São Paulo. 

Outro convidado de honra, que aceitou organizar este cerimonial  é José Barros Machado, graduado em Marketing, Publicidade e Propaganda pela FACINTER, Faculdade Internacional de Curitiba-PR – especialista em Cerimonial Público e Privado e  membro fundador do Comitê Nacional do Cerimonial Público – CNCP. Na reforma administrativa de 1987 gestão do então governador Nova da Costa, implantou o Cerimonial, função que acumulou com a de Relações Públicas por sete anos no Palácio do Governo do Amapá; exerceu o cargo de assessor de Cerimonial do gabinete da presidência do Ibama em Brasília; foi chefe de gabinete do Prefeito e posteriormente vereador Annibal Barcellos.

Este evento marca também o retorno à Biblioteca Pública Elcy Lacerda, espaço onde, há 18 anos, profissionais da fotografia  se reuniram informalmente  para consolidar a identidade, memória e valorização da categoria pleiteando uma data oficial no Estado do Amapá . Nesta data começam as articulações que resultaram na consolidação do Dia Municipal do Fotógrafo e da Fotografia, celebrado em 19 de agosto e do Dia Estadual do Fotógrafo, comemorado em 8 de janeiro. As datas coincidem, respectivamente, com o Dia Mundial da Fotografia e o Dia Nacional do Fotógrafo, o que reforça o alinhamento da produção local com o calendário simbólico da fotografia no Brasil e no mundo, reforça Getúlio Barreto, um dos organizadores do evento. 

“Mais do que celebração, o evento reafirma uma trajetória de luta por reconhecimento e por políticas públicas voltadas ao fotógrafo como artista e produtor cultural. Obras de profissionais amapaenses hoje ocupam gabinetes em Brasília, paredes de empresários locais e espaços fora do país, resultado direto desse movimento iniciado de forma discreta e persistente”, explicou o fotógrafo Getúlio Barreto. . 

A programação inclui a exposição coletiva Amapá o Brasil em Estado Bruto e reúne profissionais da fotografia  com exposição coletiva . A exposição segue até o dia 18 de janeiro, quando segue para a galeria da Universidade Federal do Amapá, informa Paulo Gil, coordenador do GERA no Amapá.

Getúlio Barreto enfatizou que “o encontro representa o ponto culminante de conquistas quando operários da imagem antes invisibilizados, assumem protagonismo na construção da história imagética do Amapá”.

Após a cerimônia  o jornalista Édi Prado, repórter do Programa Documentos da Amazônia, do Amazon Sat, da TV Amapá, em 1996,  doará ao Exército Brasileiro um balão de oxigênio , que ele trouxe  quando esteve participando do resgate dos destroços  do avião norte americano  , que caiu nas matas do Cassiporé durante a Segunda Guerra Mundial. “ O Capitão Carneiro, que comandava a operação  autorizou a levar o que pudesse carregar, desde que não pedisse ajuda para ninguém. Existiam vários objetos, inclusive uma enorme metralhadora, mas impossível trazer naquele percurso acidentado, que envolvia caminhadas na mata e longo percurso num bote inflado do Exército. Eu consegui trazer o balão de oxigênio e decidir doar para o Museu do Exército, para compartilhar essa história”, sintetizou Édi Prado.


Balão de oxigênio que o Édi Prado vai doar para o Museu do Exército na biblioteca pública Elcy Lacerda

Serviço:

Evento: Dia Estadual do Fotógrafo.

Data: 8 de janeiro de 2025.

Horário: 8 h.

Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Programação Exposição coletiva Amapá o Brasil em estado bruto, certificações de honra ao mérito, bate papo sobre fotografia e show musical com J. Mambembe

Exposição: Até 18 de janeiro na Biblioteca Elcy Lacerda, com transferência para a galeria da Unifap após essa data

Entrada: aberto ao público.

Elton Tavares, com informações do fotógrafo Paulo Gil ,também organizador do evento.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL