Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de setembro de 2025.
Atividade faz parte do Projeto Bem Viver e busca fortalecer vínculos, proporcionar lazer e novas experiências de convivência para a terceira idade
Foto: Márcia do Carmo/GEA
Uma manhã diferente, repleta de memórias, descobertas e novos afetos. Assim foi o passeio desta terça-feira, 16, no Museu Sacaca, promovido pelo Governo do Amapá para idosos do Residencial Macapaba, em Macapá. A iniciativa integra o Projeto Bem Viver, que busca oferecer atividades de lazer, socialização e fortalecimento comunitário.
Para Manoel Costa, de 60 anos, a experiência tem sido transformadora. Ele comentou que, após a perda da esposa, enfrentou um período de solidão e depressão, mas no projeto encontrou acolhimento e uma nova chance de viver bem.
“Eu sofri com a depressão depois que minha esposa faleceu, já faz cinco meses. Estava sozinho, perdido... Mas o pessoal do projeto me acolheu e me deu força. Hoje sou outro homem, fiz novas amizades e até arrumei uma namorada. Aquela tristeza que eu sentia passou. Hoje eu estou feliz de verdade”, contou.
Manoel Costa, morador do Macapaba, de 60 anos
A coordenadora do Plantão Social do residencial, Gleice Barbosa, destacou que a ação foi pensada com carinho para integrar os participantes a novos espaços de convivência.
Coordenadora do Plantão Social dos Idosos, Gleice Barbosa
“O Governo do Estado está aqui no Museu Sacaca com os nossos idosos do Residencial Macapaba, em uma atividade diferente do que eles já vivem no residencial. O museu é um espaço rico em história e cultura, e proporcionamos a eles a oportunidade de vivenciar esse momento especial. É o Governo garantindo políticas públicas que incluem nossos idosos, nossas crianças e todos que participam dos projetos sociais”, explicou.
Idosos tiveram manhã recheada de cultura e diversão
Quem também celebrou o passeio foi Fabriciano Fernandes, de 70 anos, morador da segunda etapa do Macapaba, entregue recentemente. Hoje, ele vê no projeto uma nova forma de viver.
“Já tem mais de um ano que estou no Macapaba, e agora com essa nova etapa ficou ainda melhor. Pra gente que já tem uma certa idade, esse projeto renova a vida. A gente se conhece, convive, participa junto. É uma felicidade”, disse.
Fabriciano Fernandes, de 70 anos, morador da segunda etapa do Macapaba
Foto: Lucas Mota/GEA
O passeio ao Museu Sacaca é parte das atividades que já passaram por outros residenciais da capital, como Miracema, Nelson dos Anjos e Vila dos Oliveiras. A iniciativa é mais um reflexo do compromisso do Governo do Estado em garantir dignidade, bem-estar e inclusão social aos moradores dos conjuntos habitacionais.
Por Lucas Mota
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL