Amapá Digital | Domingo, 14 de setembro de 2025.
Na atual gestão, entregas no município acontecem pela terceira vez e ajudam a combater a insegurança alimentar.
Na programação de comemoração pelos 31 anos do município de Vitória do Jari, no Sul do Amapá, o governador Clécio Luís beneficiou famílias em situação de vulnerabilidade com a entrega de 1 mil kits de alimentos e 500 kits da Primeira Infância. A ação integra o programa Amapá Sem Fome, uma iniciativa do Governo do Estado que visa combater a insegurança alimentar, conforme previsto no plano de governo.
Amapa reduziu em 13% os índices de insegurança alimentar
Foto: Aog Rochha/GEA
1,5 mil kits foram entregues
Foto: Aog Rocha/GEA
As entregas ocorreram na sexta-feira, 12, no Espaço Cultural Cantor Anterinho, e deixaram marcas de gratidão e esperança entre os beneficiados. Uma das atendidas foi a dona de casa Ivanilda Nascimento, de 55 anos, que celebrou o momento com um sorriso no rosto.
"Estou muito satisfeita por receber esses kits de alimentos. Com certeza é algo que vai ajudar muito em casa. Primeiramente, agradeço a Deus e ao Governo do Estado por lembrar de nós. Esperamos que essas ações continuem acontecendo em nosso município", relatou emocionada.
Ivanilda Nascimento
A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em garantir às famílias mais vulneráveis o acesso a um direito fundamental e essencial: a alimentação. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Amapá já reduziu em 13% os índices de insegurança alimentar.
"Esta é a terceira entrega que faço pessoalmente em Vitória do Jari pelo programa Amapá Sem Fome, uma promessa de campanha que se tornou realidade para garantir segurança alimentar a quem mais precisa. Atuamos também para o retorno da Jari Celulose, conseguimos fechar uma operação para evitar a falência, e a empresa está voltando aos poucos, garantindo empregos na região. É a melhor forma de comemorar o aniversário de Vitória do Jari: com muito trabalho e entrega", destacou o governador Clécio Luís.
Governador do Amapá, Clécio Luís
Foto: Max Renê/GEA
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), com recursos provenientes de emendas parlamentares articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela deputada federal Aline Gurgel, além da contrapartida de recursos do Tesouro Estadual.
"O objetivo do programa é tirar o Amapá do mapa da fome e reduzir esses índices. Já no primeiro ano da atual gestão, conseguimos uma redução de 13% na insegurança alimentar, segundo dados do IBGE, o que é muito significativo. De 2023 a 2025, já foram distribuídos 159.765 kits de alimentos em todo o estado. Só em Vitória do Jari, já ultrapassamos a marca de 12 mil kits entregues", informou o secretário da Seas, Hugo Paranhos.
Por Bianck Bastos
Gestor da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) Hugo Paranhos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL