Saúde bucal

Consultório odontológico Sorriso Azul celebra 1 ano de atendimentos humanizados e inclusivos no Hospital de Laranjal do Jari


Espaço já recebeu cerca de 200 pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições que tornam o atendimento convencional, um desafio.


 Há um ano o Governo do Amapá inaugurava o Mais Sorriso Azul, primeiro consultório odontológico especializado no atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) dentro do Hospital Estadual de Laranjal do Jari. Desde então, a iniciativa tem mudado a realidade de famílias que, por muito tempo, enfrentaram dificuldades para garantir cuidados de saúde bucal aos filhos.

Adaptado e ambientado para transmitir tranquilidade, o espaço já recebeu neste um ano cerca de 200 pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições que tornam o atendimento odontológico convencional, um desafio. Os números incluem ainda 27 procedimentos do teste da linguinha.

O projeto Sorriso Azul integra o programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva atendimento especializado em territórios indígenas, ribeirinhos, quilombolas, e de periferia. 

Diego Conrado, diretor do Hospital Estadual de Laranjal do Jari

Diego Conrado, diretor do Hospital Estadual de Laranjal do Jari

Foto: Arquivo pessoal

Para o diretor do Hospital Estadual de Laranjal do Jari, Diego Conrado, a experiência vai além do cuidado clínico. Ele enfatiza que o consultório é o único especializado nesse tipo de atendimento na região do Vale do Jari, incluindo o distrito paraense de Monte Dourado, que fica a 2 minutos de balsa da sede de Laranjal do Jari. 

“Cada procedimento é realizado com atenção às necessidades individuais, respeitando os limites e garantindo conforto ao paciente e segurança às famílias. E os resultados alcançados comprovam a importância de projetos como o Sorriso Azul, que atuam com cuidado e valorização do público com necessidades especiais”, destaca Conrado.

Em função da sensibilidade e para uma boa saúde bucal sem sofrimento, o atendimento odontológico no Sorriso Azul também é realizado com sedação. Além do dentista, o serviço é acompanhado de um médico anestesista, um cardiologista e mais a equipe de enfermagem quando necessário.

Cerca de 200 atendimentos já foram feitos ao público com alguma necessidade especial

Cerca de 200 atendimentos já foram feitos ao público com alguma necessidade especial

Foto: Divulgação/Hopital de Laranjal do Jari

Sorriso Azul

No lançamento do projeto há um ano, em parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari, a cirurgiã-dentista Priscilla Flores ressaltou que a iniciativa não se tratava de um consultório qualquer, mas de um espaço de acolhimento. 

“Agora, o Hospital Estadual de Laranjal do Jari pode receber pacientes com alguma necessidade especial, para serem atendidos da melhor maneira possível e com conforto. Com isso, ampliamos a boa saúde bucal sem sofrimento”, afirmou Priscilla durante a inauguração do espaço.

Além dos atendimentos clínicos, o Sorriso Azul oferece acompanhamento contínuo, ajudando as famílias a desenvolverem hábitos de prevenção e higiene bucal em casa. A ideia foi proposta pela presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, a deputada estadual Alliny Serrão, que é do município. 

Por Júnior Nery

Além do dentista, o serviço é acompanhado de um médico anestesista, um cardiologista e mais a equipe de enfermagem

Além do dentista, o serviço é acompanhado de um médico anestesista, um cardiologista e mais a equipe de enfermagem

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