Tecnologia

USP promove rodas de conversa sobre gênero, raça e tecnologia em série transmitida no YouTube


Os bate-papos acontecem aos sábados e são promovidos junto às integrantes do projeto “Meninas Programadoras e Professoras Programadoras: Programa de Mulher”.


Você tem interesse em discutir temas ligados a gênero, raça e tecnologia? Então, participe desta iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação/ICMC da USP, em São Carlos: uma série de rodas de conversa abertas ao público, sempre aos sábados, pelo canal do projeto Meninas Programadoras e Professoras Programadoras: Programa de Mulher, no YouTube. O acesso pode ser feito diretamente pelo canal do projeto: @MP2usp e haverá emissão de certificado para quem participar.

O primeiro encontro será no próximo sábado, 13 de setembro, às 15h30, com a roda de conversa A importância do Letramento Racial na Formação Tecnológica de Meninas, e será conduzida pela professora Simone Mestre, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pela estudante de pedagogia Bruna Brajao da Rocha, também da UFSCar. A proposta é discutir conceitos ligados à temática racial a partir de uma perspectiva científica e questionar os vieses raciais que aparecem em diferentes tecnologias.

No sábado seguinte, dia 20 de setembro, a convidada Simone Mestre volta para debater o tema Igualdade de Gênero. A proposta é refletir sobre os desafios e caminhos possíveis para promover ambientes mais equitativos em diferentes espaços sociais e acadêmicos, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia.

Já no dia 27 de setembro, às 15h30, a professora Natália Salim, do Departamento de Enfermagem da UFSCar, conduzirá a roda Direitos Sexuais e Reprodutivos: por uma saúde das mulheres com autonomia e emancipação.

A conversa abordará questões relacionadas ao bem-estar físico e mental das mulheres, considerando os impactos sociais e culturais sobre a saúde feminina. Encerrando o ciclo, em 4 de outubro, no mesmo horário, a professora Natália Salim dará continuidade ao tema com à discussão, aprofundando a temática.

As transmissões online abrem ao público as discussões tratadas durante as aulas dos cursos Meninas e Professoras Programadoras, aproximando a proposta pedagógica do projeto de quem se interessa por temas como tecnologia, gênero e educação.

Programa de Mulher – Sob coordenação da professora Kamila Rios da Hora Rodrigues, o projeto é financiado pelo CNPq e busca ampliar a presença feminina na área de tecnologia por meio da realização de cursos de iniciação à programação para alunas do ensino básico e para professoras da rede pública de ensino.

 Texto: Layla Shasta, bolsista CNPQ do projeto Meninas Programadoras e Professoras Programadoras: Programa de Mulher 

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