Amapá Digital | Quinta-Feira, 11 de setembro de 2025.
Ação educativa dialogou com 60 alunos do ensino médio, que receberam orientações com uma linguagem moderna sobre direitos enquanto consumidores.
Nesta terça-feira, 9, a Escola Estadual Mineko Hayashida, no município de Laranjal do Jari, recebeu uma ação educativa preparada pela equipe do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP), com o tema “Consumidor do Futuro: não é só saber comprar, é saber os seus direitos”. Ao todo, 60 alunos do ensino médio receberam orientações sobre direitos enquanto consumidores.
A ação visa propagar o conhecimento a respeito das leis consumeristas de uma forma descomplicada. Com uma linguagem moderna, o Procon pretende dialogar com os jovens sobre o papel do instituto, compras on-line, direito de troca, a importância de averiguar os prazos de validade, entre outros assuntos pertinentes aos consumidores. A palestra foi ministrada pelo advogado e assessor jurídico do Procon, Ronan Silva, que é natural da região do Vale do Jari.
Palestra foi ministrada aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Mineko Hayshida, em Laranjal do Jari
Foto: Divulgação/Procon
O aluno, Herick Costa, participou da palestra e acredita que aplicará o conhecimento no seu dia a dia.
"Achei a palestra incrível, a partir de agora ficarei mais alerta quanto aos produtos que eu compro na internet, as assinaturas que eu faço e onde eu posso recorrer caso ocorra algum problema”, apontou Costa.
A atividade educativa faz parte de uma série de atividades que o Procon realiza no município, informando a população a respeito da importância de uma relação de consumo equilibrada entre consumidor e fornecedor. Com essas ações, o Procon busca reforçar com a população de Laranjal do Jari e o ponto de atendimento que funciona dentro do Super Fácil do município.
“Como assessor jurídico do Procon e advogado, considero extremamente gratificante poder compartilhar informações sobre o direito do consumidor de forma clara, acessível e humanizada. Essa experiência tem para mim um valor ainda mais especial, pois nasci em Vitória do Jari e parte da minha formação ocorreu em Laranjal do Jari. Retornar a essa região que marcou minha trajetória pessoal e acadêmica, agora como profissional do Direito, e contribuir para a formação dos consumidores do futuro é, sem dúvida, uma realização que une orgulho pessoal e compromisso profissional”, afirmou o assessor jurídico e palestrante da tarde, Ronan Silva.
Por Thiago Mira
Temas como a atuação do Procon, compras on-line e direito de troca, foram alguns dos temas abordados durante a palestra
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL