Amapá Digital | Quinta-Feira, 11 de setembro de 2025.
Avaliação testa alunos do ensino fundamental e médio como preparação para a prova oficial que ocorre em outubro; os melhores colocados e educadores receberão tablets como incentivo.
Após uma série de formações pelos municípios, o Governo do Amapá inicia nesta quarta-feira, 10, o ‘Simuladão Saeb’ para 24.538 alunos de 233 escolas públicas. As provas contribuem para o aprimoramento e preparação para a Avaliação da Educação Básica (Saeb), prevista para outubro.
A primeira etapa iniciada abrange 16.907 estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, com 44 questões compostas de Língua Portuguesa e Matemática. No dia 18, será aplicada para 7.632 alunos do ensino médio. O tempo de prova será de duas horas, com acréscimo de 40 minutos para alunos da Educação Especial.
Estudantes da Educação Especial contam com 40 minutos a mais para realizar a prova
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Os quatro estudantes que obtiverem os melhores resultados serão premiados com tablets. E também quatro professores e dois coordenadores pedagógicos de escolas com melhor desempenho na prova em parceria com o Proesc e a Inteceleri.
Cleiberton Souza, coordenador de educação básica e profissional da Seed
Segundo o coordenador de educação básica e profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Cleiberton Souza, a premiação é uma forma de incentivo para estudantes e educadores.
“A somatória de frequência e aprendizagem são os critérios para participar do sorteio. As escolas que estão engajadas, com maior presença e bons resultados, têm mais chances de serem contempladas”, explicou o coordenador.
A aplicação segue o mesmo modelo do Saeb, avaliação nacional realizada a cada dois anos e utilizada como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A partir dos dados obtidos com o simulado, a Seed pretende identificar os principais pontos de melhoria e desenvolver ações pedagógicas mais direcionadas até a aplicação oficial da prova.
Ao todo, 959 professores participam pela primeira vez de um simulado dessa natureza, aplicado nos 16 municípios em todo o estado.
Por Marcio Bezerra
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL