Protagonismo estudantil

6º Festival de Bandas e Fanfarras leva emoção e protagonismo estudantil à 54ª Expofeira do Amapá


Com apresentações marcadas por emoção e dedicação, o festival realizado pelo Governo do Estado, promoveu cultura, protagonismo estudantil e união entre comunidades escolares.


O 6º Festival de Bandas e Fanfarras realizado pelo Governo do Estado na 54ª Expofeira do Amapá, nos dias 3 e 4 de setembro, foi marcado pelo protagonismo, disciplina, expectativa e emoção dos participantes. Ao todo, 18 bandas se apresentaram e deram um verdadeiro show de percussão no Palco da Rainha, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Participando pela primeira vez como pratista, a estudante Evelyn Rayanne, 17 anos, da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café (CCA), descreveu a experiência como única.

“Desde o primeiro ensaio já foi uma emoção diferente. A gente sente a responsabilidade, mas também a alegria de estar junto da banda e da expectativa de levar o prêmio. É uma sensação que vai ficar marcada para sempre”, disse Evelyn.

Membros da Banda de Fanfarras da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café

Membros da Banda de Fanfarras da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café

Foto: Marcio Bezerra/Seed

Foram ensaios diários na busca de aperfeiçoar coreografias e sincronizar as batidas de bumbos, surdos, chocalhos e caixas, que ecoam como uma sinfonia capaz de balançar e vibrar quem ouve, para levar ao público um espetáculo na hora da apresentação.

Diretor da Escola Gabriel Café, Ruam Marinho

Diretor da Escola Gabriel Café, Ruam Marinho

Foto: Marcio Bezerra/Seed

“É uma alegria muito grande, de toda a comunidade, dos professores, da equipe de apoio. Já são três anos que a gente vem batalhando com a nossa banda. Não posso deixar de agradecer também à nossa secretária de Educação, Sandra Casimiro, e ao nosso governador, Clécio. A Escola Gabriel Café veio com tudo, como já dizem, o gigante da FAB. Viemos mesmo para ganhar, para mostrar para a comunidade linda da Expofeira que temos um grande trabalho. Vai ser só brilho, um espetáculo maravilhoso”, contou o diretor do CCA, Ruam Marinho.

A vontade de participar e mostrar talento fez com que Ana Carla, estudante da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva (Banda Fanfest), de Oiapoque, que conquistou o 2º lugar, percorresse 590 km de viagem para estar presente.

“A gente teve 13 horas de viagem, é muito longo, mas a gente se diverte bastante no caminho. Estávamos ensaiando desde a etapa estadual. É o meu terceiro ano de banda aqui na festa, mas mesmo assim a emoção é muito grande. Logo depois da apresentação eu já estava chorando. A expectativa agora é de conquistar o nosso quarto título”, compartilhou emocionada.

Ana Carla, da Banda Fanfest, do município de Oiapoque

Ana Carla, da Banda Fanfest, do município de Oiapoque

Foto: Evandro Vilhena/Seed

O maestro Josué Pantoja, que conduz a Banda de Oiapoque, destacou a emoção e a participação da comunidade no preparo e no envolvimento dos alunos.

“A gente ensaiou todos os dias desde junho para chegar aqui com um grande espetáculo. É um projeto que vai além da escola, porque 80% são alunos e 20% são pessoas da comunidade que querem participar. Eles não apenas gostam, eles amam estar aqui. Muitos choraram no final da apresentação porque foi a primeira vez de vários. É algo que transforma a vida deles”, destacou.

Foto: Evandro Vilhena/Seed

6º Festival de Bandas e Fanfarras 

Com apoio logístico garantido pelo Governo do Estado, incluindo transporte e hospedagem, o 6º Festival de Bandas e Fanfarras busca promover o protagonismo estudantil por meio da música e fortalecer a integração entre comunidades escolares. Estudantes puderam mostrar um espetáculo de percussão, disciplina e responsabilidade. Cada banda teve até 20 minutos para se apresentar diante dos jurados.

O festival contou com bandas de Macapá, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Oiapoque, Ferreira Gomes, Amapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Mazagão. O evento integra a programação da 54ª Expofeira do Amapá, maior vitrine de negócios da Amazônia, que segue até o dia 7 de setembro.

Estudantes de 18 bandas de diferentes municípios deram um show de talento, cultura e integração, levando ao público apresentações inesquecíveis

Estudantes de 18 bandas de diferentes municípios deram um show de talento, cultura e integração, levando ao público apresentações inesquecíveis

Foto: Evandro Vilhena/Seed

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Por Marcio Bezerra

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL