Amapá Digital | Quarta-Feira, 27 de agosto de 2025.
Profissionais de uma das maiores representatividades culturais do estado promoveram um "esquenta", na Central da Expofeira, na terça-feira, 26.
Para valorizar os produtores e artistas locais de todas as vertentes culturais e destacar a importância das aparelhagens para a economia, cultura genuína do Norte do Brasil, o Governo do Estado promoveu um ensaio técnico do Festival das Aparelhagens, na Central da Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, na terça-feira, 26.
Com membros de vários grupos do segmento, o encontro contou com a presença de Dj’s, que embalaram dançarinos e equipes de tropas no local. O Festival das Aparelhagens reunirá em uma única noite, em 6 de setembro, algumas das maiores potências sonoras da região, prometendo um espetáculo de tecnologia, luz e música.
Mais do que um show, o festival celebra a tradição e a inovação das aparelhagens, que fazem parte da identidade cultural da Amazônia, levando multidões a dançar e valorizando a diversidade musical. Entre as atrações confirmadas estão: Trepidante, Hiper Som, Mega GibSom, Som Tropical, Matrix Revolution, Amazon Fuzion +, Águia Toca Tudo Transamérica e Novo Croco Live.
O movimento reuniu DJs, grupos de dança e demais profissionais do movimento Melody e TecnoBrega de Macapá e Santana
Foto: Cleito Souza
O movimento que reuniu DJs, grupos de dança e demais profissionais do movimento Melody e TecnoBrega de Macapá e Santana, foi voltado também para promover e divulgar o evento que reunirá nove aparelhagens locais que representarão uma completa identidade cultural do Amapá.
DJ e gerente de uma aparelhagem, Valdenir Brito
“Isso é uma oportunidade única para as aparelhagens local se unirem, estamos nos sentido valorizados. O melody é da nossa cultura e a expectativa é que um grande público para prestigiar o trabalho de todos nós”, destacou o DJ e gerente de uma aparelhagem, Valdenir Brito.
Além das atrações musicais, diversos grupos de danças vão participar da noite das Aparelhagens. Um dos objetivos do ensaio técnico foi a organização e apresentação das equipes, reforçando a união entre os profissionais do movimento e a competição saudável.
Presidente da equipe Tropa dos Mulekes Doidos, Robson Lobato
“A rivalidade existe somente dentro das arenas, fora somos todos parceiros. As aparelhagens movimentam parte da economia e a população gosta de participar. Vamos fazer um grande espetáculo”, disse presidente da equipe Tropa dos Mulekes Doidos, Robson Lobato.
O festival celebra a tradição e a inovação das aparelhagens, que fazem parte da identidade cultural da Amazônia, levando multidões a dançar e valorizando a diversidade musical.
“Serão nove grupos celebrando nossa cultura criativa. Precisamos dizer que nossas aparelhagens geram e desenvolvem a economia do nosso estado. São equipes com diversos profissionais e que sempre buscaram seu espaço e agora estamos oportunizando este segmento cultural local em um grande evento”, enfatizou a presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia deve gerar entre 12 mil e 14 mil empregos e superar o índice de 100 mil trabalhos formais no estado, com movimentação de R$ 594 milhões a R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL