Petróleo

Navio-sonda NS-42 chega à costa do Amapá para fase central de pesquisa na Margem Equatorial


Senador Randolfe Rodrigues anunciou a chegada da embarcação ao Poço de Morpheu, considerada etapa decisiva para diagnóstico da presença de petróleo na região.


O senador Randolfe Rodrigues anunciou nesta segunda-feira , 18, por meio das redes sociais, que o navio-sonda NS-42 chegará à 1h da manhã desta terça-feira, 19, à costa do Amapá. A embarcação seguirá até o Poço de Morpheu, onde será iniciada a fase central das pesquisas para diagnóstico da presença de petróleo na Margem Equatorial brasileira.

“Um passo decisivo para que a riqueza do petróleo, se confirmada, seja explorada com sustentabilidade e gere desenvolvimento para quem mais importa: o povo amapaense”, falou o senador em tom de comemoração.

De acordo com Randolfe, o NS-42 estava anteriormente na costa do Pará, onde foi visitado por ele e pelo governador do Amapá, Clécio Luís. Desde o último sábado (16), o navio está navegando em direção ao litoral amapaense, com destino ao ponto exato da perfuração — a 172 quilômetros da costa do Amapá e a 175 quilômetros da cidade de Oiapoque, na divisa com a Guiana Francesa e já no limite do mar territorial brasileiro.

Pesquisa com foco em sustentabilidade

O parlamentar destacou que, ao chegar à posição definida, o NS-42 realizará a chamada avaliação pré-operacional, etapa central para analisar o potencial de exploração da bacia petrolífera na Margem Equatorial. Segundo ele, o processo será feito com responsabilidade ambiental, social e ouvindo a população local.

“A pesquisa será feita respeitando os povos indígenas, as comunidades ribeirinhas, os pescadores, mas será feita, sobretudo, para gerar riqueza para quem mais importa: o povo amapaense”, reforçou.

A exploração da Margem Equatorial é considerada uma das maiores apostas do setor energético brasileiro, mas também envolve debates sobre preservação ambiental. A Petrobras e o governo federal têm buscado licenciamento para avançar nas operações, enquanto órgãos como o Ibama analisam os impactos socioambientais do projeto.

Avanço estratégico

O NS-42 é um navio-sonda de alta capacidade, preparado para operar em águas profundas. Sua chegada ao Poço de Morpheu representa um marco nas operações de exploração da Margem Equatorial, podendo abrir caminho para o desenvolvimento de uma nova fronteira petrolífera no Brasil, com potencial para impulsionar a economia do Amapá.

Randolfe classificou o momento como "histórico", ressaltando que, se houver comprovação de viabilidade econômica e ambiental, o petróleo da Margem Equatorial poderá contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do Estado.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL