CULTURA AFRO-RELIGIOSA

"Antes, éramos invisíveis, agora, somos vistos e valorizados": Festival de Iemanjá apoiado pelo Governo do Amapá fortalece comunidades de terreiro


Celebração dos 20 anos do Festival de Iemanjá evidencia, a partir das falas de lideranças religiosas, o avanço das políticas de valorização das religiões de matriz africana no estado.


O Festival de Iemanjá, Tributo à Grande Mãe, apoiado pelo Governo do Estado do Amapá, que faz parte da programação de 268 anos do aniversário de Macapá, foi marcado por fé, emoção e reconhecimento às comunidades de terreiro que mantêm vivas as tradições afro-religiosas no estado. A celebração se consolidou como um espaço de visibilidade e respeito, refletindo o compromisso do poder público com a diversidade religiosa e cultural.

Mãe de santo da Casa Cabocla Iracema, no bairro Coração, Rosineide Picanço destacou o significado pessoal e coletivo do evento, ressaltando a mudança na forma como essas religiões vêm sendo tratadas.

“Iemanjá rege minha vida e minha existência. Participar dessa celebração é algo muito especial, porque hoje somos vistos, valorizados e respeitados”, afirmou.

Devotos levaram suas oferendas para a grande mãe
Devotos levaram suas oferendas para a grande mãe
Foto: Gabriel Penha/GEA

Segundo ela, o apoio do Governo do Amapá representa um marco para as comunidades tradicionais. 

“Antes éramos invisíveis. Hoje, o governo estende a mão, fortalece e reconhece nossa fé”, completou, agradecendo o apoio institucional e a organização do evento.

Para o candomblecista Clayson Ferreira, dirigente de uma casa no bairro Ipê há mais de dez anos, o festival cumpre um papel essencial no enfrentamento ao preconceito e à intolerância religiosa.

“Esses momentos ajudam a quebrar tabus, aproximar as pessoas e dar visibilidade às nossas tradições”, destacou. 

Clayson Ferreira, dirigente de uma casa no bairro Ipê, destacou o poder de eventos como este para acabar com o preconceito
Clayson Ferreira, dirigente de uma casa no bairro Ipê, destacou o poder de eventos como este para acabar com o preconceito
Foto: Gabriel Penha/GEA

Clayson ressaltou ainda a evolução do apoio governamental ao longo das edições. 

“A cada ano, a estrutura melhora e a valorização aumenta. Isso mostra que o Governo do Amapá tem olhado com respeito para a nossa cultura e para a nossa religião”, afirmou.

Cultura

Ao apoiar o Festival de Iemanjá, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com políticas públicas de inclusão, combate à intolerância religiosa e valorização das expressões culturais afro-religiosas, fortalecendo a identidade e o pertencimento das comunidades tradicionais em todo o estado.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL