Documentário

Criança de Raiz, produção entre Brasil e Cabo Verde, amplia circulação internacional em festivais e estreia na TV Brasil em janeiro de 2026


Série documentário é a primeira produção internacional liderada por uma produtora do Tocantins e tem sido selecionada em festivais e mercados, chegando à TV brasileira.


Realizada com produção do norte do Brasil e produção associada com Cabo Verde, a série Criança de Raiz segue ampliando sua presença no circuito audiovisual e tem estreia confirmada na TV Brasil a partir do dia 5 de janeiro de 2026, na faixa TV Brasil Animada, com exibição de segunda-feira a sábado. Antes de chegar à televisão pública, a obra foi selecionada para quatro festivais e três eventos de mercado audiovisual, no Brasil e no exterior.

Com 13 episódios de 13 minutos, o documentário registra brincadeiras, situações cotidianas, festas populares e saberes transmitidos entre gerações. As narrativas são construídas a partir da escuta das crianças, que apresentam suas vivências sem mediações explicativas ou didáticas, celebrando o olhar infantil e sua compreensão do mundo ao redor.

Dirigida por Juliane Almeida e produzida pela Jubalina Produções em coprodução com Círculo Filmes e produção associada com K.S. Cinema e Sucupira Filmes, a série é a primeira produção internacional liderada por uma produtora tocantinense, realizada no Brasil e em Cabo Verde. O projeto parte de uma proposta simples e consistente: acompanhar crianças em seus territórios de origem e seguir a condução delas próprias, revelando suas histórias e experiências, a partir de vivências do cotidiano, em contato direto com a natureza, as tradições culturais e a vida comunitária.

A circulação de episódios da série teve início em 2025, quando foi finalista do comKids, principal festival ibero-americano dedicado ao audiovisual infantojuvenil, realizado em São Paulo. A partir deste, participou de programação especial do Itaú Cultural Play. Na sequência, integrou o programa do 14º Festival Ojo de Pescado, em Valparaíso, no Chile, conhecido por seu perfil inclusivo e pela participação ativa de crianças em seus processos curatoriais. A obra também foi selecionada para o Africa’s Voices of Change, na Nigéria, focado nos direitos das crianças, inclusão de pessoas com deficiência e saúde pública, e para o FECIM – Festival de TV e Cinema de Muqui, no maior Sítio Histórico do Estado do Espírito Santo, ampliando sua presença em diferentes contextos culturais e territoriais.

Além dos festivais, o projeto também foi selecionado para participar de eventos de mercado audiovisual, voltados à distribuição e internacionalização de conteúdos. Em 2023, integrou o TELA – Mercado Audiovisual do Cine PE. Já em 2025, fez parte da programação do BAM – Bogotá Audiovisual Market, na Colômbia, e do MICBR – Mercado das Indústrias Criativas do Brasil.

As filmagens aconteceram em localidades do interior do Tocantins, como o município de Monte do Carmo e terra indígena do povo Xerente, além de territórios de Cabo Verde, nas ilhas de Santiago e Santo Antão. Ao longo da temporada, a série apresenta manifestações culturais como a Folia Mirim do Divino Espírito Santo, Festa Cultural Xerente, a Tabanka e Kola San Jon, sempre a partir da experiência das crianças e de suas relações com a cultura.

Para a diretora Juliane Almeida, a proposta do projeto está diretamente ligada à forma como as crianças se colocam no mundo. “Não é uma série sobre crianças, mas conduzida por elas através de um caminho afetivo. Nosso papel foi acompanhá-las e criar um espaço de escuta, respeitando a maneira como elas compreendem e vivem as tradições às quais pertencem”, afirma.

A produção foi realizada através do Prodav TVs Públicas 2018 com investimento de Ancine, FSA, BRDE e EBC, e concluída em 2024. A estreia na TV Brasil, em janeiro de 2026, marca a chegada da obra ao público da televisão pública brasileira.

 

FICHA TÉCNICA PRINCIPAL

Criança de Raiz (Brasil, Cabo Verde / 2024)

Série documental | 13 episódios de 13’ minutos| Classificação: Livre

Produção: Jubalina Produções (TO) | Coprodução: Círculo Filmes (TO)

Produção associada: K.S. Cinema (CV) e Sucupira Filmes (SP)

Investimento: Ancine | FSA | BRDE | EBC

Direção e produção: Juliane Almeida

Roteiro: Juliane Almeida e Vanessa Fort

Produtor associado: Pedro Soulé

Direção de produção: Emerson Rodrigues e Ricardo Nogueira

Produção executiva: Danielle Valentim e Emerson Rodrigues

Produção de frente e direção de arte: Érika Mariano

Produção de frente: Ediléne Bartolomeu

Direção de fotografia: Ricardo Nogueira

2º fotógrafo: Éder Martins

Direção e técnica de som: Diogo Goltara

Técnico de som: Oliver Oliveira

Montagem, edição e câmera adicional: Ernesto Duarte

Assistência de montagem e câmera adicional: André Rodrigues

Coordenação de pós-produção: Tarsila Tavares

Trilha sonora: Carlinhos Borges

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL