Amapá Digital | Sábado, 20 de dezembro de 2025.
Há 36 anos o Prof. Dr. Ivan Carlo, conhecido como o quadrinista Gian Danton, se dedica à pesquisa e produção de roteiros para quadrinhos. Ele é o único quadrinista da região Norte a compor a lista “Mestre dos Quadrinhos” do Troféu Angelo Agostini, a principal premiação nacional das Histórias em Quadrinhos.
O docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Ivan Carlo Andrade de Oliveira, conhecido no mundo das Histórias em Quadrinhos (HQ) como Gian Danton (@dantongian), foi eleito Mestre dos Quadrinhos 2025 pela organização do Troféu Angelo Agostini, a maior premiação brasileira dedicada exclusivamente às histórias em quadrinhos.
A categoria “Mestres dos Quadrinhos” foi criada na primeira edição do Troféu Angelo Agostini, em 1985. Ela é destinada a quadrinistas, artistas de humor gráfico ou outras pessoas que tenham se dedicado aos quadrinhos brasileiros há pelo menos 25 anos. Atualmente, são definidos quatro laureados por edição.
O Prof. Dr. Ivan Carlo é pesquisador e roteirista de quadrinhos. Já publicou dezenas de HQs junto com diversos artistas. É co-criador do super-herói O Gralha.
“A categoria Mestres do Quadrinho Nacional é o reconhecimento máximo do Prêmio Angelo Agostini. Esta honraria é concedida exclusivamente àqueles que demonstraram uma grande contribuição para os quadrinhos brasileiros e para a formação de novos artistas. É, sem dúvida, o prêmio mais almejado por todos no meio. Para mim, a emoção é imensa: receber essa distinção é o ápice de 36 anos dedicados à produção de roteiros para quadrinhos e à pesquisa a respeito da nona arte”, celebra Ivan.
Sobre o prêmioO Troféu Angelo Agostini (também conhecido como Prêmio Angelo Agostini) é a mais antiga premiação brasileira dedicada exclusivamente às histórias em quadrinhos. A primeira cerimônia foi realizada em 1985, organizada pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), responsável pelo prêmio até hoje.
O nome do prêmio faz homenagem a Angelo Agostini, considerado à época o criador da primeira história em quadrinhos brasileira. O evento também busca ocorrer, sempre que possível, no Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro), mesma data em que foi publicado, em 1869, o primeiro episódio da série As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, primeira obra de arte sequencial de Agostini.
Saiba mais em https://angeloagostini.com.br/.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL