Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
Maria Aparecida entrou pelo HE, mas foi encaminhada ao Hcal, onde passou pelo programa que reduz a espera por procedimentos eletivos no estado.
O Governo do Amapá segue ampliando o acesso a cirurgias eletivas por meio do Programa Zera Fila, que tem garantido atendimento rápido e humanizado aos pacientes do estado. Um exemplo é o caso da costureira Maria Aparecida dos Santos, de 63 anos, moradora do bairro Jardim I, em MacapáDepois de sentir fortes dores e ser levada pela família ao Hospital de Emergência (HE), ela recebeu o diagnóstico de cálculo renal e foi rapidamente encaminhada para cirurgia pelo no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).“O médico me examinou, pediu logo os exames e confirmou que era pedra nos rins. Ele explicou que eu precisaria de cirurgia e, no mesmo dia fiz todos os exames do risco cirúrgico. Fui transferida para o Hcal e, na mesma noite, já me operaram. Foi tudo muito rápido e maravilhoso”, contou Maria Aparecida.Em menos de dois dias, a costureira foi diagnosticada, operada e recebeu alta, exemplo dos avanços que o programa vem garantindo à saúde pública do Amapá. O que poderia significar uma longa espera por cirurgia se transformou em uma experiência de rapidez e eficiência.Programa Zera Fila foi criado pelo Governo do Amapá para reduzir o tempo de espera por cirurgiasFoto: Arquivo/Sesa APA paciente foi uma das beneficiadas pelas ações do Zera Fila, que em menos de 10 meses já garantiu mais de 7,6 mil cirurgias no Hcal, superando a meta de 650 procedimentos por mês. Somente no mês de outubro, foram 963 cirurgias realizadas, o maior volume desde o início do programa.A maioria dos atendimentos se concentra em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, urologia, oncologia e vascular, que antes acumulavam as maiores filas de espera no estado.“Graças a Deus, foi tudo muito rápido. O atendimento foi ótimo, desde o hospital de emergência até o Hcal. Fui muito bem tratada por todos. o médico já me examinou e agora estou de alta, pronta pra voltar pra casa e me recuperar perto da minha família”, comemorou.Maria Aparecida lembra que, há alguns anos, o cenário era outro: a demora para conseguir exames, o desconforto e a incerteza eram parte da rotina de quem precisava de cirurgia. Hoje, ela reconhece o avanço.“Antes demorava muito pra conseguir uma cirurgia. Até o risco cirúrgico levava dias. Agora está tudo melhor, a estrutura, o atendimento, o conforto. Fiquei surpresa com a rapidez e o cuidado da equipe”, destacou.O Zera Fila é uma das ações prioritárias da atual gestão estadual e vem sendo executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), responsável pelo programa.
O Governo do Amapá segue ampliando o acesso a cirurgias eletivas por meio do Programa Zera Fila, que tem garantido atendimento rápido e humanizado aos pacientes do estado. Um exemplo é o caso da costureira Maria Aparecida dos Santos, de 63 anos, moradora do bairro Jardim I, em Macapá
Depois de sentir fortes dores e ser levada pela família ao Hospital de Emergência (HE), ela recebeu o diagnóstico de cálculo renal e foi rapidamente encaminhada para cirurgia pelo no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).
“O médico me examinou, pediu logo os exames e confirmou que era pedra nos rins. Ele explicou que eu precisaria de cirurgia e, no mesmo dia fiz todos os exames do risco cirúrgico. Fui transferida para o Hcal e, na mesma noite, já me operaram. Foi tudo muito rápido e maravilhoso”, contou Maria Aparecida.
Em menos de dois dias, a costureira foi diagnosticada, operada e recebeu alta, exemplo dos avanços que o programa vem garantindo à saúde pública do Amapá. O que poderia significar uma longa espera por cirurgia se transformou em uma experiência de rapidez e eficiência.
A paciente foi uma das beneficiadas pelas ações do Zera Fila, que em menos de 10 meses já garantiu mais de 7,6 mil cirurgias no Hcal, superando a meta de 650 procedimentos por mês. Somente no mês de outubro, foram 963 cirurgias realizadas, o maior volume desde o início do programa.
A maioria dos atendimentos se concentra em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, urologia, oncologia e vascular, que antes acumulavam as maiores filas de espera no estado.
“Graças a Deus, foi tudo muito rápido. O atendimento foi ótimo, desde o hospital de emergência até o Hcal. Fui muito bem tratada por todos. o médico já me examinou e agora estou de alta, pronta pra voltar pra casa e me recuperar perto da minha família”, comemorou.
Maria Aparecida lembra que, há alguns anos, o cenário era outro: a demora para conseguir exames, o desconforto e a incerteza eram parte da rotina de quem precisava de cirurgia. Hoje, ela reconhece o avanço.
“Antes demorava muito pra conseguir uma cirurgia. Até o risco cirúrgico levava dias. Agora está tudo melhor, a estrutura, o atendimento, o conforto. Fiquei surpresa com a rapidez e o cuidado da equipe”, destacou.
O Zera Fila é uma das ações prioritárias da atual gestão estadual e vem sendo executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), responsável pelo programa.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL