Cultura

Festival dos Povos da Floresta chega à Macapá com música, performances, artes visuais, audiovisual e economia criativa



Macapá é a 3° capital a receber o Festival dos Povos da Floresta, o circuito itinerante que fomenta a cultura da Amazônia, ponto de partida dessa aventura artística, em que a diversidade dos povos tradicionais e arte contemporânea conectam-se e ganham destaque no cenário nacional. A partir do dia 18 de dezembro o potencial das comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas e urbanas serão apresentados em forma de música, artes plásticas, artes visuais, e fomentadas nas oficinas, rodas de conversa e feira de empreendedores, que irão acontecer no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari e no Trapiche Santa Inês

O festival é uma iniciativa do Centro de Inovação da Amazônia Rioterra e apresentado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural, com apoio da Lei Rouanet, de Incentivo à Cultura, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal. No Amapá o evento tem o apoio do Governo do Estado do Amapá por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A proposta do Festival Povos da Floresta é fazer o intercâmbio de expressões, saberes, tradições e cultura, e dar visibilidade à todas as formas de talento, criações e mestres da cultura popular. 

No CEP Cândido Portinari a exposição de artes visuais, audiovisual e economia criativa ficará disponível a partir de 18 de dezembro até 18 de janeiro, um celeiro em que a identidade e linguagens amazônicas dialogam com o público. Durante um mês o público pode visitar a exposição que apresenta a Amazônia sob olhares diferentes. O curador da etapa Amapá é o indígena Caripune Yermollay, e Mônica Carnieto coordena a exposição, que expressa o protagonismo e riqueza dos povos originários.

Nos dias 20 e 21, os sons e vozes do Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Rio Grande do Norte, dominam a cena e levam para a beira do rio Amazonas no Trapiche Santa Inês, a Amazônia em canto e performance. No sábado tem show do grupo Raízes do Bolão, Afro Criaú, Oneide Bastos, Senzalas, Nilson Chaves, Brenda Melo, Alan Gomes e dona Onete. No domingo a DJ Carol Tucuju, Povo Arara, Zé Miguel e Euterpe, Fineias Nelluty, Pretogonista, Patrícia Bastos, Marrecos Land, Aíla, Gabriê, e Juliana Linhares. 

O Festival dos Povos da Floresta passou por Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). De Macapá, segue para Belém (PA) e Brasília (DF), onde encerra a temporada itinerante do projeto. 

Programação:

18 de dezembro

Local: CEP Cândido Portinari

18h30 — Abertura da Exposição de Artes Visuais, Mostra de Curtas-metragens e da Feira de Economia Criativa.


20 de dezembro

Local: Trapiche Santa Inês

A partir de 18h:

- DJ Aucki 

- Grupo Raízes do Bolão, Afro Criaú e Oneide Bastos

- Senzalas

- Nilson Chaves e Brenda Melo convidam Allan Gomes e Dona Onete


21 de dezembro

Local: Trapiche Santa 

A partir de 18h:

- DJ Carol Tucuju

- Povo Arara

- Zé Miguel e Euterpe

- Fineias Nelluty e Pretogonista

- Patrícia Bastos e Marrecos Land convidam Aíla e Gabriê

- Juliana Linhares


⁠Assessoria de Comunicação Povos da Floresta

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL