Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
Parceria fortalece economia criativa, empreendedorismo e identidade amazônica em evento gratuito na Praça da Samaúma, em Macapá
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Governo do Estado do Amapá (GEA) realizam o Luau da Samaúma 2025 - Edição Especial, com o tema ‘Rumo à COP-30: Sustentabilidade e Cultura Tucuju’. A programação aconteceu na Praça da Samaúma, no bairro Araxá, em Macapá, na sexta (7).
De acordo com a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, o evento simboliza a conexão entre identidade local e desenvolvimento sustentável. “O Luau da Samaúma é um espaço de circulação de cultura e oportunidade para pequenos negócios. Quando fortalecemos a economia criativa, movimentamos renda, estimulamos pertencimento e reforçamos a importância da Amazônia como território de inovação e memória”, destacou a superintendente, Alcilene Cavalcante.
Empreendedorismo
Nesta edição, o Sebrae é responsável pela infraestrutura dos empreendimentos participantes, para garantir condições adequadas para comercialização de produtos da gastronomia, artesanato, artes indígenas e empresas do Programa Selo Amapá. Todos os empreendedores foram selecionados por edital, integram feiras e projetos da instituição, e irão compor os espaços temáticos de ‘Gastronomia’ e ‘Economia Criativa’.
Sustentabilidade
Em alinhamento com as diretrizes da COP 30, o evento também contará com gestão de resíduos sólidos, para assegurar a destinação correta de materiais e reforçar o compromisso com práticas sustentáveis. Além da exposição e venda de produtos, a programação inclui oficinas educativas voltadas especialmente ao público infantil, com atividades de arte e a oficina ‘Mini Chefs’, que estimulam novas percepções sobre alimentação, criatividade e sustentabilidade desde a infância.
Realização
O Luau da Samaúma é uma iniciativa do Ministério Público do Amapá (MP-AP), realizada com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e do Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (Secult) e apoio da Secretaria do Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE).
Coordenação
As ações da entidade no Luau são coordenadas pela Unidade de Mercado e Internacionalização (UMI), Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços (UAC-CS), e assessorias técnicas do Sebrae.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL