Amapá Digital | Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025.
Iniciativa pioneira no Amapá visa qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde para detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, com previsão de 11 meses de ações.
A Prefeitura de Santana deu início nesta quinta-feira, 16, a uma importante parceria para a saúde da mulher santanense. A programação foi lançada oficialmente com a primeira etapa do Projeto "Detecta APS" no município, um programa de âmbito nacional que chega à região Sudeste do Amapá com foco na qualificação da detecção precoce dos cânceres de colo de útero e mama, por meio das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).
O projeto é resultado de uma grande parceria entre o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Santana e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Luciana Soares, representante do Projeto Detecta APS explicou o objetivo da iniciativa: "O Projeto Detecta APS é um projeto PROADI que visa trabalhar com a detecção precoce do câncer de colo de útero e mama. Nós fizemos uma escolha, a partir de critérios epidemiológicos e técnicos, para que justamente aqui, a região sudeste do Amapá, fosse escolhida para poder inaugurar esse projeto no Brasil", afirmou.
A execução do projeto terá duração de 11 meses e será dividida em duas etapas principais, conforme detalhado pelo Prefeito Bala Rocha: "Nós vamos ter duas etapas: uma etapa de treinamento, capacitação do nosso pessoal que atua na prevenção e do câncer tanto do colo uterino quanto da mama".
O Secretário de Saúde de Santana, Plínio da Luz, destacou a importância dessa articulação para a população local: "Essa parceria busca oportunizar para a mulher santanense toda uma estrutura de diagnóstico e também de tratamento." Ele ainda ressaltou o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
O "Detecta APS" é uma iniciativa que se alinha ao que o Prefeito Bala Rocha classificou como "Protege Mulher", visando não apenas o diagnóstico, mas também a construção de planos de ação pelas equipes baseados em um diagnóstico territorial que irá balizar e orientar o trabalho ao longo dos meses.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um cuidado de excelência no SUS, investindo na capacitação de seus profissionais de saúde para salvar vidas.
Ivina Oliveira
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL