Farmácia do HE

Um ano após reforma, farmácia do Hospital de Emergência mantém abastecimento e garante mais agilidade no atendimento aos pacientes


Investimento realizado pelo Governo do Amapá transformou o setor em uma estrutura moderna e funcional, aberta 24 horas por dia e atenta para garantir reposição eficaz do estoque.


Passado um ano da reforma e ampliação da Farmácia do Hospital de Emergência (HE) de Macapá, os resultados são visíveis: o espaço segue abastecido, com fluxo otimizado de dispensação de medicamentos e controle informatizado de estoque. O investimento realizado pelo Governo do Amapá transformou o setor em uma estrutura moderna e funcional, garantindo mais agilidade no tratamento e menos tempo de espera para os pacientes.

A farmácia do HE funciona 24 horas por dia, possui um contingente de 13 farmacêuticos e mais de 30 técnicos especializados para atender toda a demanda da unidade, considerada a principal porta de entrada de urgência e emergência do estado. Mesmo com a variação diária no número de atendimentos, a equipe mantém o fluxo estável e garante que nenhum paciente fique sem medicação.

Ampliação do espaço e a reforma possibilitaram melhor organização dos insumos e medicamentos que chegam ao HE

Ampliação do espaço e a reforma possibilitaram melhor organização dos insumos e medicamentos que chegam ao HE

Foto: Júnior Nery/Sesa

O farmacêutico Christopher Serrão explica que a reforma permitiu avanços significativos na rotina da equipe.

Christopher Serrão, farmacêutico do HE

Christopher Serrão, farmacêutico do HE

Foto: Júnior Nery/Sesa

“Desde a reforma do espaço, conseguimos ampliar o armazenamento de insumos e medicamentos, o que melhorou bastante nosso atendimento. Hoje temos mais organização, controle de estoque e agilidade no repasse de materiais para os setores. Antes era difícil mensurar o que havia em estoque; agora, com o sistema informatizado, conseguimos acompanhar a entrada e saída dos medicamentos e garantir que o hospital permaneça sempre bem abastecido”, destacou.

Controle de estoque integrado

A modernização da farmácia inclui um controle de estoque integrado ao sistema do hospital, permitindo o reabastecimento semanal e mensal conforme a demanda. Essa informatização trouxe mais segurança, transparência e eficiência para a gestão dos medicamentos e insumos utilizados no atendimento hospitalar.

Djalma Guedes, diretor do HE

Djalma Guedes, diretor do HE

Foto: Roberta Corrêa/Sesa

“A farmácia do HE é o coração silencioso do hospital. O trabalho da equipe garante que cada paciente receba seu medicamento no tempo certo e com a segurança necessária. O investimento feito pelo Governo do Estado foi fundamental para estruturar esse serviço e dar melhores condições de trabalho aos profissionais, que hoje atuam com tecnologia, planejamento e eficiência. Isso reflete diretamente na qualidade do atendimento e na recuperação dos pacientes”, reforçou o diretor do Hospital de Emergência, Djalma Guedes.

O aprimoramento da estrutura é parte do compromisso do Governo do Amapá com a melhoria contínua da rede hospitalar, fortalecendo o atendimento em um dos serviços mais essenciais à rotina do HE: o fornecimento ágil e seguro de medicamentos.

Por Júnior Nery

Estoque repleto de medicamentos garante agilidade no tratamento medicamentoso dos pacientes

Estoque repleto de medicamentos garante agilidade no tratamento medicamentoso dos pacientes

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL