Folia Literária

Poeta afirma: “contações despertam a voz poética” na 3ª Folia Literária Internacional do Amapá


Márcia Galindo foi presença constante no evento, que ocorreu de 2 a 5 de outubro no Parque do Forte, na Orla de Macapá, com programação gratuita.


Debates, música, livros e poesia deram o tom à programação da 3ª Folia Literária Internacional do Amapá, que abriu espaço para que escolas, artistas e a comunidade vivenciassem, de forma gratuita, contação de histórias, cortejos culturais, intervenções poéticas e atividades voltadas ao despertar do gosto pela leitura e pelo patrimônio cultural do estado. 

Entre as atrações no Parque do Forte, em Macapá, esteve a poetisa Márcia Galindo, presença constante no evento desde a primeira edição. Este ano, ela apresentou uma nova proposta, atuando também como contadora de histórias para crianças.

“O Folia Literária é maravilhoso. Eu participo desde a primeira edição como poetisa e, agora, apresento uma nova proposta, convidando escolas, poetas, colegas e a comunidade para viver essa experiência interativa de poesia, cortejos e livros. Tudo isso contribui para despertar a voz poética nas crianças”, afirmou Márcia, que apresentou a contação “O Boto e a Aranha Marabaxeira – o Conto Amapaense no Curiau”, que promove letramento racial e aproxima as crianças da identidade quilombola.

“Percebo que muitas não conhecem o que é um quilombo. Como coordenadora de formação continuada das Áreas Quilombolas, venho lutando para que o currículo escolar incorpore cada vez mais a literatura regionalizada”, disse a poetisa.

O Boto e a Aranha Marabaxeira – o Conto Amapaense no Curiaú foi apresentado neste segundo dia de Folia Literária

O Boto e a Aranha Marabaxeira – o Conto Amapaense no Curiaú foi apresentado neste segundo dia de Folia Literária

Foto: Nayanna Magalhães/GEA

Com mais de 32 anos dedicados à literatura, Márcia Galindo foi recentemente contemplada em um edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e anunciou que o livro aprovado será lançado no dia 19 de novembro.

Realizada de 2 a 5 de outubro, a 3ª Folia Literária Internacional homenagou a professora Ângela de Carvalho e o escritor Paulo Tarso Barros. Realizado pelo Governo do Amapá com apoio de parceiros institucionais e da sociedade civil, o evento contou com programação gratuita e reuniu autores amapaenses, nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais espaços de valorização da literatura, incentivo à leitura e celebração da diversidade cultural no estado.

Por Lucas Mota

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL