Amapá Digital | Quinta-Feira, 18 de dezembro de 2025.
Clícia Vieira Di Miceli prestigia evento que traz acessibilidade plena, reforçando que a cultura é para todos.
Grande incentivadora da cultura amapaense, a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, destacou o impacto de um modelo acessível ao longo da 3ª edição da Folia Literária Internacional do Amapá.
"Todos os acessos aos palcos, estandes e locais de palestras e debates estão interligados com rampas, e esses espaços contam com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Estamos falando de um elemento que é a palavra, a leitura, e não há como pensar numa programação sem garantir que todos possam acessar essa informação e esse conhecimento”, pontuou a secretária.
A gestão também garante acessibilidade para pessoas com deficiência visual durante rodas de conversa, debates e palestras, promovendo a participação ativa de todos os públicos nos mais variados temas.
Eva Tenório trabalhando como interprete de Libras na programação da Folia Literária
Foto: Márcia do Carmo/Secom
Eva Tenório, intérprete de Libras, atuou durante uma palestra no Barracão das Multivozes. Ela destacou o privilégio de poder contribuir para que pessoas surdas compreendam os assuntos discutidos durante a programação.
“Os surdos têm o direito de ser atendidos na língua deles, e por isso estamos promovendo essa acessibilidade, garantindo assim o diferencial da Folia”, comemorou a intérprete.
A programação integra ainda a política estadual de eventos, impulsionando a economia criativa e a cadeia turística, com destaque para o fortalecimento do setor editorial, da produção artística e do artesanato local.
Bruna Samile está sendo interprete pelo terceiro ano na Folia Literária
Pelo terceiro ano consecutivo, Bruna Samile atua como intérprete na Folia Literária. Para ela, esta edição tem um significado especial, tanto profissional quanto pessoal.
“Esta edição tem sido de grande importância para os surdos, que ao longo da programação têm visitado os espaços e participado das plateias nos espetáculos teatrais, sempre acompanhados de nossa tradução”, disse, emocionada.
Organizada pelo Governo do Amapá, com coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio da Oca Produções, a 3ª edição da Folia Literária Internacional do Amapá reúne editoras, escritores locais, nacionais e estrangeiros, além de oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas.
Por Gian Pantoja
Evento contou oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL