Literatura

“As pessoas querem arte e literatura”, afirma governador na Folia Literária Internacional do Amapá


Clécio Luís prestigia evento com programação gratuita que incentiva a formação de novos leitores e aproxima da literatura públicos de todas as idades.


Incentivador da cultura amapaense, o governador Clécio Luís participou, na sexta-feira, 3, da 3ª edição da Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado. Com programação gratuita no Parque do Forte, em Macapá, o evento incentiva a formação de novos leitores e aproxima públicos de todas as idades do universo literário. A segunda noite da Folia foi encerrada com um emocionante show do cantor e compositor Beto Guedes.

“Estamos na terceira edição, provando que as pessoas não querem apenas os grandes shows dos circuitos nacionais. Elas querem ter acesso a livros, cultura, arte, dança, literatura. Hoje, quatro gerações celebram a história e a musicalidade de Beto Guedes. O povo é ávido por cultura. A gente quer comida, diversão, prazer e arte também, quer literatura, poesia, artesanato, quer beber da nossa própria identidade. Já é um dos eventos mais importantes do nosso calendário cultural, turístico e de negócios”, destacou Clécio Luís.

Durante a Folia Literária Internacional do Amapá, com apoio do Governo, editora lança livros amapaenses

Durante a Folia Literária Internacional do Amapá, com apoio do Governo, editora lança livros amapaenses

Foto: Max Renê/GEA

Mais do que um festival literário, a Folia se firmou como um espaço de valorização da cultura do Amapá e de intercâmbio entre diferentes públicos, artistas, autores e obras que celebram a literatura em todas as formas. Organizado pelo Governo do Estado e pela Oca Produções, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, o evento homenageia este ano a professora Ângela de Carvalho e o escritor Paulo Tarso Barros.

A programação também integra a política estadual de eventos, impulsionando a economia criativa e a cadeia turística, com destaque para o fortalecimento do setor editorial, da produção artística e do artesanato local.

Com 74 anos, o mineiro Beto Guedes foi a atração principal da noite de sexta-feira, emocionando o público com uma apresentação repleta de poesia, música e celebração cultural, tendo como cenário de fundo a Fortaleza de São José e as margens do Rio Amazonas.

Beto Guedes se apresentou na 3ª edição da Folia Literária Internacional do Amapá

Beto Guedes se apresentou na 3ª edição da Folia Literária Internacional do Amapá

Foto: Max Renê/GEA

A Folia Literária
A programação segue até domingo, 5, reunindo autores locais, nomes consagrados da literatura brasileira e convidados internacionais, promovendo encontros entre culturas e saberes, sempre com raízes no Amapá. O público pode participar de rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas literárias, feira de livros, apresentações musicais, além de feiras de artesanato e gastronomia.

Folia Literária Internacional do Amapá reúne desde livraria a produtos de artesanato

Folia Literária Internacional do Amapá reúne desde livraria a produtos de artesanato

Foto: Max Renê/GEA

O espaço do Parque do Forte foi totalmente adaptado para o evento, com ambientes temáticos que enriquecem a experiência do visitante:

  • Auditório Barracão Mult Vozes – palco de grandes debates e encontros literários;
  • Barracão das Palavras – espaço de convivência e troca entre autores e leitores;
  • Salas de Oficinas – voltadas para atividades formativas e criativas;
  • Circo Meio do Mundo – com programação especial dedicada ao público infantil;
  • E outros espaços que completam a experiência imersiva e cultural da Folia Literária.

Por Fabiana Figueiredo

Promovido pelo Governo do Estado, evento abrange diferentes públicos

Promovido pelo Governo do Estado, evento abrange diferentes públicos

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL