Cultura

Folia Literária Internacional do Amapá valoriza artistas locais, que encantam público com diversidade de talentos e ritmos


Segundo dia do evento promovido pelo Governo do Amapá contou com atrações de segmentos culturais distintos.


A segunda noite da Folia Literária Internacional do Amapá (Fliap), realizada pelo Governo do Estado, foi marcada pela valorização da cultura produzida em terras tucujus, evidenciando o talento e a diversidade artística local. O palco Remanso, montado na Praça da Fortaleza de São José de Macapá, de frente para o Rio Amazonas, ganhou vida com apresentações de rap, Música Popular Amapaense (MPA), brega e poesia.

Os shows locais da sexta-feira, 3, ficaram por conta de Pretogonista, Brenda Melo e do grupo de poesia Tatamirô, artistas consagrados na cena cultural do Amapá e que também acumulam apresentações em outros estados, participando de eventos e iniciativas de alcance nacional.

Pretogonista foi um dos artistas a se apresentar na segunda noite da Folia Literária

Pretogonista foi um dos artistas a se apresentar na segunda noite da Folia Literária

Foto: Evandro Vilhena/Seed

A cantora Brenda Melo, durante o belíssimo show na noite da sexta-feira

A cantora Brenda Melo, durante o belíssimo show na noite da sexta-feira

Foto: Evandro Vilhena/Seed

O público acompanhou cada apresentação com entusiasmo, cantando e dançando ao som dos artistas, que contaram com o apoio caloroso de familiares, amigos e da sociedade em geral. Jorge Alberto, pai de Pretogonista, e também cantor e compositor, acompanhou toda a apresentação do filho, e ganhou uma dedicatória durante o show.

Cantor e compositor e pai do Pretogonista, Jorge Alberto

Cantor e compositor e pai do Pretogonista, Jorge Alberto

Foto: Evandro Vilhena/Seed

“Estamos tendo a oportunidade de vivenciar mais uma edição da Folia Literária, um evento extremamente importante e necessário. Precisamos consumir, apreciar e nos deleitar com boas energias por meio da arte, da escrita e das conexões que o mundo nos oferece de forma positiva. E aqui, no meio do mundo, isso é essencial para respirarmos e vivermos essa rica possibilidade cultural, tão diversa e significativa para a vida de tantas pessoas”, ressaltou Jorge Alberto.

Segundo a secretária adjunta de Estado da Cultura, Marina Beckman, o evento conta com uma curadoria especializada e oferece, ao longo de quatro dias de programação, 125 atrações culturais e 250 artistas contemplados diretamente, sendo 95 artistas locais, 30 convidados nacionais, 4 atrações internacionais, e os demais oriundos dos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro.

“A Folia Literária tem uma curadoria composta por Geo Caldas, Joãozinho Gomes, João Milhomem e José Inácio. Além disso, uma equipe da Secretaria de Cultura, em parceria com a Oca Produções, desenha essa programação com foco na diversidade, para mostrar a potência tanto da literatura quanto dos shows lítero-musicais”, explica a secretária.

Secretária adjunta de Cultura, Marina Beckman

Secretária adjunta de Cultura, Marina Beckman

Foto: Joyce Batista/Seed

Além dos artistas tucujus, o palco Remanso também recebeu o renomado cantor e compositor Beto Guedes, que emocionou o público com sucessos do movimento Clube da Esquina e da carreira solo, como “Amor de Índio” e “Sol de Primavera”.

A Folia Literária Internacional do Amapá segue com programação neste sábado, 4, e domingo, 5, com diversas atrações, incluindo o aguardado show nacional do cantor e poeta Arnaldo Antunes.

Por Joyce Batista

Grupo de poesia Tatamirô também fez uma excelente apresentação

Grupo de poesia Tatamirô também fez uma excelente apresentação

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL