Saúde Pública

PAC 2: Governo do Amapá e Ministério da Saúde oficializam estruturação para obras da Policlínica Estadual


Novo aparelho da saúde deve ser construído no Conjunto Macapaba, beneficiando milhares de moradores da Zona Norte de Macapá.


O Governo do Amapá e o Ministério da Saúde deram mais um passo importante para a ampliação do atendimento de saúde no estado. Nesta sexta-feira, 3, foi assinado um termo de compromisso para a estruturação da mais nova Policlínica Estadual.

O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), do Governo Federal, e atenderá, inicialmente, mais de 30 mil moradores do Conjunto Macapaba, localizado na Zona Norte de Macapá, e bairros vizinhos.

Os investimentos para a Policlínica Estadual foram articulados pela bancada federal do Amapá, com forte apoio do senador Randolfe Rodrigues e do deputado federal Dorinaldo Malafaia. Durante a assinatura do termo na Caixa Econômica, a secretária de Saúde, Nair Mota, destacou o fortalecimento da rede de atenção especializada no Amapá com a iniciativa.

Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá

Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá

Foto: Júnior Nery/Sesa

“Estamos celebrando um momento muito importante para a saúde do nosso estado. A assinatura deste termo de compromisso é a confirmação do cumprimento do projeto da Policlínica Estadual, que vai beneficiar a população de Macapá, e que agora está mais próximo de se tornar realidade. Este é um equipamento fundamental para garantir um atendimento de saúde especializado e de qualidade para a nossa gente", ressaltou Nair.

A obra, que receberá um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, com contrapartida do Governo do Estado, terá o valor garantido pelo PAC Saúde. O objetivo é oferecer serviços especializados à população, aliviando a demanda por consultas e exames nas unidades já existentes.

Investimentos para a Policlínica Estadual foram articulados pela bancada federal do Amapá

Investimentos para a Policlínica Estadual foram articulados pela bancada federal do Amapá

Foto: Célio Santos

O senador Randolfe Rodrigues destacou a importância dessa parceria para a melhoria do atendimento de saúde no Amapá.

“O PAC é o maior programa de investimentos do Governo Federal, e hoje, o Amapá é um dos estados contemplados com esse benefício. A Policlínica será um grande reforço para a rede de saúde do estado, e é fruto de uma articulação muito forte entre os nossos representantes no Congresso e o Ministério da Saúde. Em breve, a população do Conjunto Macapaba e regiões vizinhas será atendida com dignidade e qualidade”, afirmou.

Moradores do Macapaba comemoram a iniciativa

Catilene Coutinho, vice-presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Macapaba

Catilene Coutinho, vice-presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Macapaba

Foto: Júnior Nery/Sesa

Para Catilene Coutinho, vice-presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Macapaba, o projeto é um “presente” aguardado há muito tempo.

“Estamos muito felizes! O que mais queremos é a melhoria da nossa saúde. O residencial tem mais de 30 mil pessoas, e a expectativa era enorme. Não temos palavras para expressar a nossa gratidão ao presidente Lula, ao senador Randolfe, ao deputado Dorinaldo e ao Governo do Amapá. A Policlínica vai mudar a nossa realidade. Já estamos ansiosos para a inauguração”, disse.

Próximos passos

Agora que o termo de compromisso foi assinado, o próximo passo será a apresentação do projeto padrão à Caixa Econômica Federal, que, após a análise, autorizará o início da licitação para a construção. O terreno para a obra já está definido e, segundo os responsáveis pela execução, a expectativa é de que a licitação aconteça nos próximos meses, com a previsão de início das obras já no primeiro semestre de 2026.

Deputado federal, Dorinaldo Malafaia, e senador Randolfe Rodrigues

Deputado federal, Dorinaldo Malafaia, e senador Randolfe Rodrigues

Foto: Célio Santos

O deputado federal, Dorinaldo Malafaia, destacou a relevância da obra para a população do Amapá.

“Essa Policlínica é um exemplo de como a articulação política pode resultar em benefícios diretos para a população. A orientação do presidente Lula sempre foi para que os investimentos em saúde sejam feitos de forma abrangente, sem distinção de aliados ou adversários. O que importa é o bem-estar da nossa gente”, afirmou.

Com a construção da Policlínica Estadual no Conjunto Macapaba, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a saúde da população, investindo em infraestrutura e serviços de saúde de qualidade. A obra também faz parte de um esforço maior para a melhoria do atendimento de saúde em todo o estado, com a instalação de novas unidades e a ampliação da oferta de serviços especializados.

Por Júnior Nery

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL